terça-feira, 9 de junho de 2009

Recessão e Eleição Blindada


O Brasil entra em recessão técnica (segundo trimestre consecutivo com queda do PIB). Contudo, a maioria dos economistas diz que o país já dá sinais de recuperação econômica. Se bem que economista vem errando bastante nos últimos tempos.
Mas o fato importante não é esse. O fato é que a pesquisa CNI/IBOPE revela crescimento de Dilma Rousseff (Serra liderando com 38% e Dilma em segundo com 18%). Há um dado desta pesquisa mais importante: quando o Ibope apresenta ao eleitor a opção Aécio Neves, Dilma passa a liderar a corrida. O Nordeste é a região em que Dilma aparece com mais apoio.
Assim, em termos nacionais, a queda do PIB não está afetando a avaliação da população sobre o desempenho do governo federal e também não afeta negativamente a candidatura de Dilma Rousseff. O dado sobre Aécio/Serra indica que a opinião do eleitor sobre as eleições de 2010 parece blindada ou apartada das questões econômicas. Lembra algo que já havia sido pesquisado por Moacir Palmeira em áreas rurais: as lutas sociais se desvinculavam dos engajamentos em campanha eleitoral. Um sindicalista combativo de área rural muitas vezes se engajava em candidaturas conservadoras. Tratava-se, segundo o autor, de "adesão" a um ou outro grupo e de uma certa percepção que política se limitava à campanha eleitoral, à festa democrática. Algo próximo do comportamento das tribos.

Nenhum comentário: