sábado, 14 de fevereiro de 2009

Deus é Brasileiro


Pelos dados de fevereiro projeta-se um céu de brigadeiro na economia nacional. E ainda fazem as Cassandras de plantão passarem vergonha. Ao sair de uma audiência com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, na quinta-feira, o presidente da Confederação Nacional da Indústria, Armando Monteiro Neto (aquele que dizia que os efeitos da crise ainda seriam sentidos pelos brasileiros que aumentavam os índices de popularidade de Lula), mostrou-se impressionado com os resultados da indústria automobilística nos primeiros 11 dias de fevereiro, comparados ao mesmo período de janeiro - quando a produção subiu 92,7%. Segundo o Sinalizador da Produção Industrial (SPI), elaborado pela Fundação Getulio Vargas, a indústria paulista teve crescimento de 5,7% em janeiro comparado a dezembro, depois de três meses seguidos de queda. O SPI antecipa em um mês os dados do IBGE. O resultado deveu-se à reposição de estoques e ao estímulo do governo ao setor automotivo, de acordo com o economista Paulo Pichetti, coordenador da pesquisa da FGV. E as notícias boas não param por aí. A OGX, de Eike Batista, comunicou que vai antecipar para junho a exploração na Bacia de Santos, no bloco BM-S-29, pois pretende iniciar a produção no fim de 2011. Com um caixa de R$ 7,5 bilhões, a OGX destacou US$ 2 bilhões para a exploração e mais US$ 1 bilhão para a produção. Em outra frente, confiante no poder de consumo da classe C, a Coca-Cola Brasil anunciou na quinta-feira 12 que investirá R$ 1,75 bilhão neste ano, 16,6% a mais do que em 2008. Em 2008, as vendas subiram 7% e o faturamento chegou a R$ 15 bilhões, alta de 25% sobre 2007. O presidente da Coca- Cola, Xiemar Zarazúa, acredita que o mercado brasileiro vai subir para a segunda posição no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Terceira maior empresa de telefonia móvel do País, a TIM Brasil também divulgou a compra da Intelig, um negócio de R$ 1,5 bilhão. A empresa já está investindo R$ 2,3 bilhões na construção de redes de fibra óptica.
Já o Índice de Confiança do Consumidor, elaborado pela Fecomercio-SP, mostrou alta de 6,8% em fevereiro, em relação a janeiro.

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