segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Beluzzo e a Crise


A revista Fórum publicou interessante entrevista do economista Luiz Gonzaga Belluzzo (na foto), conselheiro pessoal de Lula. Vou reproduzir algumas passagens:

"Apesar de todos os impropérios que se lançam contra as políticas neoliberais dos governos brasileiros, a desregulamentação do mercado americano não foi acompanhada pelo Brasil. Nem pelos mercados europeus, só que os bancos de lá se meteram com os americanos por causa da relação muito próxima e dos canais entre os bancos e suas filiais. Os ingleses sofreram mais porque fizeram exatamente o que os Estados Unidos fizeram."

"os chineses estão preocupados por terem comprado papéis da Fannie Mae e Freddie Mac e títulos do governo americano. Hoje não estão recebendo nada porque [esses papéis] estão com um rendimento muito baixo já que todo mundo correu para eles como forma de proteção."

"o nível de endividamento das famílias (dos EUA) é de 140% da riqueza disponível enquanto em 29 era de 45%. Nunca houve um nível de endividamento como hoje. O pacote tinha de ser mais arrojado e, ao mesmo tempo, a intervenção do governo tinha de ser mais intensa, mas isso não vai acontecer porque há uma resistência ideológica."

Nenhum comentário: