sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Um bom exemplo de jornalismo político

Como critiquei as manchetes dos jornais mineiros, ontem (em especial, de um deles), hoje tenho em mãos um bom exemplo do que deveriam ter feito. A Folha de S.Paulo dá continuidade à tentativa de polarização PT-PSDB, seguindo o que considero uma linha editorial correta: dá voz aos outros candidatos que não desejam a polarização (página A-4); cruza as versões e iniciativas dos dois polos desta disputa (A-5) e apresenta uma análise equilibrada do ocorrido (A-6, que ilustra esta nota).
O leitor tem, assim, condições de pesar o encadeamento dos fatos e cotejar várias leituras e versões sobre os mesmos. As análises de Fernando Rodrigues e Gustavo Patu são primorosas como exemplo de equilíbrio jornalístico. De um lado, apresenta uma linha de continuidade (dentre várias de descontinuidade) entre governos tucanos e lulistas. De outro, sugere que o discurso do senador mineiro fez o mesmo que a cartilha petista, com sinais trocados. Finalmente, um box indica o que seria telhado de vidro tucano, a partir das críticas de Aécio (que caberiam com até mais veemência em relação aos anos FHC).
Com esta concepção editorial, o leitor tem chance de discordar (eu mesmo não acredito que a polarização seja interesse dos lulistas, mas apenas do senador Aécio Neves, que precisa diminuir as chances dos possíveis adversários Eduardo Campos e Marina Silva, que mais estragam sua plantação que a lulista).

Nenhum comentário: