quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

A Outra História do Mensalão

Recebi, nos últimos dias, algumas mensagens solicitando que divulgasse o livro de Paulo Moreira Leite, "A Outra História do Mensalão: as contradições de um julgamento político" (352 páginas, R$ 34,90), que chegará às livrarias no próximo dia 18. Prefácio de Janio de Freitas, colunista da Folha. O autor foi diretor da revista Época e redator-chefe da Veja. A tese do livro é, por si, um contraditório à versão que se firmou após o julgamento no STF. Sustenta que o julgamento foi político e injusto. Leite sustenta que os acusados foram condenados a partir da opinião publicada nos meios de comunicação.
O livro reúne, em sua maior parte, a coluna que o autor mantinha num blog hospedado no portal da Globo. O blog foi encerrado após divergência do jornalista com a revista Época, em virtude de sua linha editorial.
Não li o livro, mas evidentemente farei um comentário a respeito assim que chegar às minhas mãos. Fica aqui o registro. Democracia só se faz quando as várias versões recebem o mesmo apreço dos cidadãos. Caso contrário, aproxima-se de fundamentalismos que adoram julgamentos de rua, como os que ocorreram durante a revolução cultural maoista.

Nenhum comentário: