sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

BRICS tropeçam

Um interessante artigo publicado no Wall Street Journal, escrito por Bob Davis, analisa o soluço que envolve os BRICS (com exceção da China). A linha do artigo sugere que um dos seus principais problemas é a falta de unidade, principalmente no campo econômico. China e Índia empurrariam os preços das commodities para baixo, afetando duramente a África do Sul e a Rússia. Rússia, por sua vez, acusando vários países deste bloco de realizarem dumping.
Fyodor Likyanov destaca que os BRICS não são apenas economia, mas uma alternativa política.
Mas a partir das mudanças de rumo da China (em 2012, alterando a valorização das commodities que ocorria desde 2009), o bloco passou a registrar crescimento mais lento. Os chineses preveem crescimento do PIB acima de 8%, superando o desempenho do ano passado. A Índia passa por reestruturações internas, como a abertura de sua economia e atração de investidores para melhorar sua infraestrutura.
Brasil, segundo o texto de Davis, está em alerta em função da possibilidade de retorno da inflação, além da carga tributária alta e de infraestrutura precária. As ações anti-cíclicas, sustenta o artigo, não estão surtindo efeitos e o governo se ressente da estagnação das importações da China.
A Rússia estaria às voltas com a recessão europeia, principal importador de petróleo e gás russos.
Já a África do Sul as tensões sociais e violência continuam sendo a principal barreira para atração de investimentos.
A alternativa apontada pelos BRICS seria a criação de um banco de desenvolvimento deste bloco. Mas não haveria consenso a respeito das prioridades desta nova instituição, além do temor da China comandar sua lógica. Um dos resultados desta desconfiança é a falta de acordo a respeito do país-sede do banco. China e Índia fazem uma disputa acirrada.
O artigo termina dizendo que o banco deverá, enfim, ser criado. Mas não em 2013.



Nenhum comentário: