sábado, 28 de abril de 2012

As articulações de Lula

Um belo comentário publicado no jornal O Globo dá conta das movimentações de Lula durante sua recuperação. Importante porque não se trata apenas de acertos eleitorais, mas da construção do poder do lulismo, algo que vai além do personagem que lhe confere o nome.
Lula se preocupa com Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Recife e São Paulo. O alvo é confirmar o acertado com Eduardo Campos, o "Lula" do PSB. Segundo a matéria d´O Globo, Lula teria dito recentemente para Fernando Pimentel:
"O acordo com Eduardo Campos está feito, vocês tratem de dar um jeito de cumprir".
E foi cumprido.
Aí está a razão para a ala que apóia Patrus Ananias ficar tão calada e aceitar o acordo com Marcio Lacerda. E este é o motivo para os não petistas gostarem de negociar com Lula: ele impõe o acordo e mantém a palavra (o duro é fazer ele dar a palavra!).
O jornal afirma, ainda, que duas semanas antes do acordo fechado em BH, Aécio Neves já circulava por Brasília dando toda dica que já sabia do resultado na capital mineira.
A matéria cita, ainda Recife, que estaria por um milímetro para receber a mão pesada do ex-Presidente da República. Lula vai fazer João da Costa, atual prefeito de Recife, desistir em favor de Maurício Rands, indicado por Eduardo Campos.

Agora está claro como age o lulismo?

3 comentários:

Eliete disse...

Esse "belo comentário" seria de autoria do Noblat? Huuuum Considero seu texto sobre o lulismo bom, mas desconfio de " corroborações" vindas de analistas do Globo.

Rudá Ricci disse...

Eliete,
Sim, é do Noblat. E está totalmente correto. Posso garantir. Se desejar, lhe coloco em contato com dirigentes do PT-Recife e com os de MG.

Werner Piana disse...

E assim Lula 'suicidou' o PT de BHZ. Uma pena...
(a adm do Patrus foi a melhor que jamais houve nesta cidade).

Afinal Lula é humano. E este ato, de 'suicidar' o PT em BHZ e no Recife, é dos seus grandes erros.

Pelo menos pra nós, simples eleitores.