terça-feira, 9 de novembro de 2010

Análise de Chico Alencar sobre erros do ENEM


Chico Alencar é um deputado combativo e sensato do PSOL/RJ. Militou por muito tempo no PT. É católico. Foge do estereótipo. É educador. Sua opinião sobre o ENEM é fundamentada. Vamos á ela:

O presidente Lula está errado quando afirma que “o ENEM provou que é extraordinariamente bem-sucedido”. Trata-se de discurso ufanista que tenta encobrir uma realidade preocupante: a das falhas seguidas na realização do Exame Nacional de Ensino Médio. Falhas evitáveis, incompetências que os arautos do privatismo total atribuem, erroneamente também, ao fato de o ENEM ser organizado pelo Ministério da Educação – que é quem tem a responsabilidade sobre a prova. Ainda assim, um processo de terceirização fez o governo despender R$ 182 milhões. Também por esses recursos públicos gastos, é preciso colocar a prova à prova, e o MEC também. Não entrarei, aqui, no mérito do próprio ENEM. Apenas duas indagações: sob a capa elogiosa de extinguir o tradicional vestibular – disputa desumana de competição e degola, que precisa sim ser superada –, o ENEM avalia adequadamente o ensino médio, ainda tão precário, respeitando e valorizando a autonomia das escolas? Este instrumento dito pedagógico ajuda a superar a desigualdade social? Este importante debate precisa ser feito, mas a urgência da hora não permite.
O imediato é denunciar: 1 – que o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP) enviou para a gráfica a matriz da folha de respostas com o cabeçalho invertido;
2 – que 21 mil cadernos de provas tinham questões a menos ou duplicadas;
3 – que não houve conferência prévia do que foi impresso, para detectar esses erros primários antes do início do exame;
4 – que havia, nas 90 questões, erros como afirmar que a “abertura dos portos”, decretada por D. João assim que chegou com a Corte Portuguesa ao Brasil, ocorreu “em 1810”;
5 – que a extensão dos enunciados e da prova como um todo é antipedagógica, uma verdadeira “maratona”, uma “corrida de obstáculos contra o relógio”.
O urgente, e que tem a ver com um processo educacional democrático, é ouvir os próprios 3 milhões e 400 mil estudantes submetidos a este provão. É bom ter a avaliação deles sobre essa avaliação! É lição de autocrítica face a tanto desmazelo, e necessidade pedagógica, a realização de uma auditoria sobre todo o processo do ENEM, através de uma comissão independente, compromissada com o ensino público e de qualidade.
O PSOL cobra isso das autoridades: respeito pelos educadores e estudantes do Ensino Médio do Brasil.
Sala das Sessões, 09 de novembro de 2010.
Chico Alencar
Deputado Federal, PSOL/RJ

Um comentário:

André Egg disse...

A abertura dos portos foi em 1810 mesmo - pode consultar qualquer livro de história. Foi parte de um tratado assinado com a Grã-Bretanha.

Só por aí já considero tudo errado na opinião do Chico Alencar, falando do que não sabe.