Não é só o governo federal que se prepara para enfrentar momentos mais difíceis na área econômica. O comércio varejista também, o que vai se sentido nas compras de final de ano. Especialmente nos segmentos de eletroeletrônicos, linha branca e bens de informática. O Grupo Pão de Açúcar anunciou mudanças na política de crédito para as bandeiras Extra e Ponto Frio, alterações que já respingam na Casas Bahia. O Carrefour decidiu recuar das 30 parcelas para apenas 15 vezes. Na Eletroshopping, segunda maior varejista do Nordeste, os prazos, que chegaram a 15 e 17 vezes em promoções ao longo do ano, vão se limitar a 12 meses neste Natal nas vendas com cartões com bandeira.
Vice-presidente de relações corporativas das Casas Bahia, Hugo Bethlem, sugere que a mudança visa absorver, de maneira sustentável, uma nova massa de consumidores que está chegando ao sistema financeiro pela via do varejo. O consumo desenfreado, como venho sustentando no blog, foi percebida:
O varejo não percebeu o vício, de que três vezes sem juros leva a seis, que leva a 10 vezes, é uma ilusão de ótica. Passamos a dar crédito de graça para valores altos e para quem não precisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário