quarta-feira, 3 de março de 2010

Finalmente: aparece um tucano sensato


A entrevista de Márcio Forbes ao Valor Econômico de hoje (página A11) faz crer que ainda existe quem pense politicamente no PSDB. Resumindo algumas de suas análises:
1) MG é mais importante que o SP nas eleições nacionais porque "mineiro vota em bloco";
2) "Aécio Neves já demonstrou não ter vocação para pedir votos para os outros", referindo-se à vitória apertada de Márcio Lacerda (prefeitura de Belo Horizonte);
3) Aécio Neves não teria chance como candidato à Presidente da República porque é pouco conhecido no país e o PSDB precisa equilibrar sua chapa regionalmente, saindo do eixo centro-sul.

Forbes não é um tucano qualquer. Além de ter sido deputado federal por três mandatos, preside a Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) e deve compor a chapa com Gabeira, nas eleições cariocas de outubro.
Discordo apenas de sua avaliação sobre a capacidade de transferência de votos de Aécio. Talvez tenha sido elegante. O problema é bem mais complicado. A eleição de Eliseu Resende ao Senado e do filho de Danilo de Castro como deputado foi resultado direto do empenho e transferência de votos do governador mineiro. Mas daquela eleição para as eleições municipais de 2008, Aécio se descuidou do interior mineiro e ganhou um racha desastroso entre suas tropas. Danilo de Castro (o Zé Dirceu dos tucanos mineiros) e Nárcio Rodrigues (o super parlamentar do Triângulo Mineiro) só faltaram trocar tapas nos últimos meses. Houve, ainda, uma discussão interna a respeito dos termos do edital de concorrência para construção do Centro Administrativo. Obviamente que estas disputas internas criaram dificuldades nas hostes aecistas. Por este motivo que uma candidatura à Presidência neste momento poderia ser um desastre. Aécio precisa reconstruir suas bases no interior... e é o que está fazendo neste momento.

2 comentários:

Mario disse...

ENTRE OUTROS AECIO NEVES PODERIA CONQUISTAR O VOTO DOS POLICIAIS MILIARES.MAS FICA FAZENDO JOGO DURO.NÃO SEI SE ´QUEM É CANDIDATO A PRESIDENCIA DA REPUBLICA PODE FICAR IGNORANDO FUNCIONARIOS TÃO LEAIS COMO A POLICIA MILITAR.A PM GANHA MAU.

Anônimo disse...

Aécio é midiático, seu governo em MG fechou as possibilidades de discussão democrática, não aceita críticas e perseque jornalistas, é fato. Sua irmã, Andreia, é quem dá as cartas na comunicação do Estado, o Estado de Minas, com este editorial, comprovou que está todo na folha de pagamento de MG.
Minas continua sendo um Estado com finanças falidas, porém maquiadas pelo Choque de Gestão, outro engodo deste governo de Aécio Neves.
Quanto à PM, ora, Aécio é netinho do "grande" Tancredo que, quando governador não deu aumento aos policiais alegando que "A POLÍCIA TEM UM SALÁRIO RUIM MAS GANHA MUITO."
Palavras do "sábio" Tancredo, reputado como herói nacional...