quarta-feira, 3 de março de 2010

Metas do Plano Nacional de Educação não são cumpridas


Apenas 33% das 294 metas do Plano Nacional de Educação, criado por lei em 2001, foram cumpridas. Relatório encomendado pelo Ministério da Educação, aponta alta repetência, baixa taxa de universitários e acesso à educação infantil longe do proposto. O estudo, que abrange o período de 2001 a 2008, foi feito por pesquisadores de universidades federais, com apoio do Inep (instituto de pesquisa ligado ao MEC). O estudo traz indicadores relativos ao período de 2001 a 2008 -dois anos de governo FHC e seis de Lula. Para muitas metas, não há nem sequer indicador que permita o acompanhamento da execução.
O plano previa que 50% das crianças de 0 a 3 anos estivessem matriculadas em creches até 2010. Segundo o IBGE, só 18,1% das crianças de até três anos estavam em creches em 2008.
Já o ensino fundamental foi quase universalizado e aumentou de oito para nove anos.
No ensino médio, o obstáculo é já no atendimento. Na faixa etária considerada adequada para a etapa (15 a 17 anos), 16% estão fora da escola. Na educação superior, o plano estabelecia uma meta de 30% dos jovens na universidade. Em 2008, o índice estava em 13,7%.
O objetivo número um na educação de jovens e adultos, a erradicação do analfabetismo, está longe de ser alcançado. O Brasil ainda tem 14 milhões de pessoas de 15 anos ou mais que não sabem escrever.

Um comentário:

Fabi Amaral disse...

Oi! aqui é a Fabiana (irmã da Fran) Nâo novidade que a eduação não tenha alcançado as metas. Pois mesmo entre os profissionais da educação não há cooperação. Já na distribuição de aulas, sempre há os mais privilegiados. Mas ainda há boas coisas a serem divulgadas, como o sucesso da educação popular. Não sei se você viu no Globo Rural(28/02/10). Meu esposo postou o video no blog dele:
www.blogduamaral.blogspot.com

Até mais
Fabiana