sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Monte Sião e a importância de ações integradas para uma Prefeitura

Durante a gestão de Erundina em São Paulo, por diversas vezes se empregou o instrumento da ação integrada, onde várias secretarias e serviços se articulavam numa intervenção de urbanização e atendimento à população num determinado território. A função não era apenas solucionar em bloco vários problemas já demandados pela população local (guias e sarjetas, asfalto, canalização, regularização de documentos pessoais, regularização fundiária, encaminhamento ao emprego, ações sociais múltiplas, lazer, cultura e esporte). Tratava-se de demonstrar a presença do Estado. Em muitos territórios o Estado não se apresenta, tornando a região uma terra de ninguém.
Esta modalidade de ação tem forte cunho pedagógico e reforça a autoridade pública. Mas deve gerar noção de direito ou se torna uma dádiva. Para isto, o planejamento da ação integrada deve ser precisa. Tem que ser articulada com lideranças territoriais e deve ser avaliada e acompanhada pela população, se possível, com representantes por quarteirão, criando as bases para uma cultura territorial da participação e controle social sobre políticas públicas.
Neste final de semana (dia 15 próximo) o governo de Monte Sião desenvolverá uma ação integrada numa das regiões mais carentes do município mineiro (sul de MG, há poucos quilômetros de Águas de Lindoia, já em solo paulista). O nome que o governo deu para esta ação integrada é Global Social.
Abaixo, socializo o material de divulgação que está sendo distribuída na localidade:




Nenhum comentário: