sábado, 10 de outubro de 2009

Vanessa Guimarães chega a confundir série com ciclo


Insisto que Minas Gerais não merecia a Secretária de Educação que Aécio Neves empossou. Logo no início de sua gestão, chegou a confundir o sistema de ciclos com o de seriação, numa entrevista que concedeu na TV Brasil e que está gravada para dirimir qualquer dúvida. Foi corrigida pelo jornalista que a entrevistava, na época. De lá para cá, tomou atitudes absolutamente descabidas, sem sentido. E tenta se manter pela afiliação cega à Secretaria de Planejamento e pela publicidade sem conteúdo. A listagem é imensa:
a) Elaboração de orientações pedagógicas conflitantes para ensino fundamental e médio;
b) Ausência de política de manunteção das escolas;
c) Destruição da política republicana, retornando a infeliz escola referência dos anos 70;
d) Paralisia nos indicadores de melhoria de desempenho dos alunos da rede estadual;
e) Aumento do controle sobre professores e diretores, aumentando o papel do supervisor;
f) Politização das superintendências regionais de ensino;
g) Orientação curricular equivocada e híbrida (adotando vários modelos distintos) para o currículo de ensino médio;
h) Terceirização da formulação pedagógica através de inúmeros contratos de consultoria externa;
i) Ataque ao piso nacional de salário de professores;
j) Rejeição de integração de políticas educacionais, como é o caso do programa de Educação Fiscal desenvolvido pela Secretaria Estadual da Fazenda ou programas educacionais da EMATER ou Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

A lista continua e é imensa. Tenho analisado cada política desta secretaria, a SEEMG. Procuro alguma coerência. O que me transtorna é que a grande imprensa nem se debruça sobre o evidente. Esta leitura pequena, imediatista, que também se vale da memória curta do brasileiro. Porque se o próximo governador não for vinculado à esta Secretária, terão que publicar as críticas que hoje são absolutamente nítidas. E ficarão com a pauta chapa branca. Mais uma vez.

Trata-se da pior política educacional estadual do país e que está provocando a desmontagem da inteligência do Estado na área.

Nenhum comentário: