quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Globo caminha para a resposta fácil ao homenagear o dia do professor

O Bom Dia Brasil resolveu comentar o dia do professor com a obviedade: professor precisa de formação. O problema é que esta constatação é mais que antiga. Teses e teses confirmam que os professores não são formados nas universidades (a começar pela tese de doutorado de minha esposa, defendida na USP). Mas o problema é muito mais grave: mesmo com formação, os professores não têm condições de trabalho (não apenas salário) para desenvolver seu trabalho. Incluindo os professores de escolas particulares (que pratica, na média, recebem salários menores que a média das escolas públicas). Basta observar um dia de aula. Basta acompanhar a rotina de um professor, correndo de um lado para outro, de escola em escola, de sala em sala.
Alexandre Garcia piorou a análise, comentando que a base das teorias pedagógicas continuam nos anos 50 (não sei quem estava pensando), o que é um absurdo. Poderia ter se preparado mais e lido a literatura publicada, por exemplo, pela editora Artes Médicas, que embasa várias inovações pedagógicas em nosso país. Estudos canadenses, espanhóis, portugueses, suiços, a lista é imensa que o nosso nobre jornalista desconhece por ter, possivelmente, uma parca formação na área (ou porque lê pouco sobre o que comentou).
A Globo errou feio, derrapou e cometeu barrigas jornalísticas. Como a imprensa brasileira é pouco profissional quando trata da educação!!!

Nenhum comentário: