domingo, 18 de outubro de 2009

Só dinheiro não resolve problemas da educação

O título desta nota nota é copiado da página 10 do primeiro caderno da edição de hoje do Globo. A matéria revela que de 2000 a 2006, os EUA caíram do 21 lugar para 35 lugar no PISA (em matemática; em ciências a queda foi do 16 para o 29 lugar). O orçamento deste ano do governo dos EUA (do Departamento de Educação) é de 62,6 bilhões de dólares, 11% do total que o país investe na educação (com recursos públicos, nos ensinos fundamental e médio). O gasto anual por aluno foi de 10,8 mil dólares em 2006, sete vez maior que o brasileiro.
O importante a destacar é que os EUA começam a estudar o perfil dos alunos para achar soluções, o inverso do que fazem os gestores educacionais de nosso gigante pela própria natureza.
O que fica mais óbvio, ao comparar como os consultores privados dos EUA sugerem soluções, é como secretários estaduais de educação do Brasil adotaram os mesmos referências que a iniciativa privada. Falta formação em estudos educacionais para nossos gestores (nem cito jornalistas da área que normalmente assumem o papel de papagaio de pirata nesta área).

Nenhum comentário: