quarta-feira, 25 de março de 2009

A imprensa mineira joga a toalha


Na coluna de ontem, Carlos Lindenberg, do jornal Hoje em Dia, dá uma bronca geral na desorganização da campanha de Aécio Neves à Presidência da República. Afirma que até pouco tempo o governador mineiro nem tinha um blog que definisse sua pretensão. Diz que adota um estilo pouco agressivo e que dá muito espaço para José Serra. Quando a imprensa mineira divulga sua frustração com Aécio, a única leitura possível é que Serra já se consolidou com o candidato tucano à sucessão de Lula.
Aécio não fez um governo ruim. Arrumou a gestão interna, modernizou processos. Mas não foi além. A política social que adotou é medíocre. Não conseguiu liderar a economia. Loteou a política no interior do Estado. E procurou calar a imprensa, de todas as formas. Seu secretariado, de maneira geral, foi muito arrogante. Com raras exceções, não se abriu ao debate público. Surfaram na onda da popularidade do govenador que, por sua vez, cresceu a partir da gestão conflituosa de Itamar Franco. Foi uma gestão de tipo empresarial que, me parece, faz parte do passado dos anos 80. A crise solapou e desnudou este discurso.
Enfim, a imprensa mineira terá que começar a fazer um giro de 180 graus. As possibilidades do "modelo Aécio" ser substituído por Hélio Costa ou Patrus Ananias são razoáveis.

Nenhum comentário: