quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Paulinho da Força mostra as garras e chama Dilma de "inimiga"

Agora foi para valer. Até então, havia um incômodo enorme no interior do PDT em relação à movimentação de Paulinho da Força para criar seu partido. Chegou a negar nos últimos dias que estivesse nesta empreitada. Agora, saiu do armário e veio com unhas e dentes contra o governo federal. Alguns analistas afirmam que se trata de uma linha auxiliar à candidatura de Aécio Neves. Pelo que acompanho dos dois personagens, seria mais plausível o inverso.
O novo partido (Solidariedade) retoma o ideário do "sindicalismo de negócios" (que no Brasil, ganhou a carinhosa alcunha de "sindicalismo de resultados").
Em Portugal, o Partido da Solidariedade Nacional foi criado em 1990 e desde sempre se vinculou à defesa dos direitos dos aposentados. Chegou a receber o nome de "partido dos reformados". Quem sabe?


26/09/2013 - 06h00

Paulinho diz que Dilma hoje é sua inimiga e promete apoiar oposição

FERNANDO RODRIGUES
DE BRASÍLIA

O deputado federal Paulo Pereira da Silva, eleito por São Paulo, deixou ontem o PDT para se filiar ao novo partido que acaba de criar, o Solidariedade, e do qual será o presidente nacional. Seu objetivo é fazer oposição ao governo de Dilma Rousseff, a quem chama de "inimiga". 
Em entrevista ao programa Poder e Política, da Folha e do UOL, Paulinho da Força Sindical (como é conhecido por presidir essa central de trabalhadores) afirmou que a tendência do Solidariedade é oferecer apoio à candidatura presidencial do senador Aécio Neves (PSDB-MG). E Dilma? "Não fez nada. Não cumpriu uma [promessa]. Nenhuma. E virou minha inimiga dois dias depois que foi eleita", declarou.
Durante a entrevista, o político de 57 anos fez inúmeras críticas à presidente e ao governo federal petista. "Ela [Dilma] vive hoje da fama que o Lula tinha nessa área [sindical]. Você pode ver. O discurso dela é: 'Porque o Lula fez, o Lula fez'. Pergunte o que ela fez? Ela não fez coisa nenhuma. Para os trabalhadores, não".
Paulinho cita compromissos que a petista fez durante a campanha eleitoral de 2010 com várias centrais sindicais. Por exemplo, o fim da fórmula conhecida como fator previdenciário para as aposentadorias da iniciativa privada. "Ela se comprometeu junto com o ex-presidente Lula. E não cumpriu coisa nenhuma. Eu não tenho como apoiar alguém que concorda fazer as coisas para os trabalhadores e no outro dia muda de lado. Ela não é minha mãe".
(...)
Uma possibilidade de Paulinho mudar de opinião seria a volta de Luiz Inácio Lula da Silva como candidato. Mas essa saída seria remota. "Se ele falar hoje que é candidato... ele acaba com o governo da Dilma. Se ele não fala e deixa para mais para frente, as pessoas vão assumindo outros compromissos. Então, ele sabe que está inviabilizado". (...)

Nenhum comentário: