terça-feira, 30 de julho de 2013

Por que ocupamos a Prefeitura de Belo Horizonte?


Recebo o documento que reproduzo abaixo, apresentando os motivos para a ocupação do prédio da Prefeitura de Belo Horizonte no dia de ontem. Trata-se de uma demanda antiga das comunidades Dandara e Eliana Silva, dirigidas pelas Brigadas Populares (que estiveram na liderança das mobilizações de junho na capital mineira) e Movimento de Luta nos Bairros/MLB. O prefeito Marcio Lacerda vem se revelando, desde as mobilizações de junho, o dirigente municipal mais irredutível e lento para tomar iniciativas políticas para atender as demandas populares. Para se ter uma ideia, informou ontem, com a Prefeitura já ocupada pelos manifestantes, que atenderá em audiência as lideranças apenas no dia 8 de agosto!

Por que ocupamos a Prefeitura de Belo Horizonte?

“Todos são iguais perante a lei e, sem distinção, têm direito a igual proteção da lei. Todos têm direito a proteção igual contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.” Artigo 7° da Declaração Universal dos Direitos Humanos

As ocupações Dandara e Eliana Silva reivindicam o direito constitucional de moradia digna.
Exigimos da Prefeitura de BeloHorizonte que RECEBA AS OCUPAÇÕES e NEGOCIE UMA SOLUÇÃO JÁ!
A dignidade não alcança aqueles/as que se dobram as injustiças. Por isso hoje, 29 de julhode 2013, moradores das comunidades Dandara e Eliana Silva, ocupações dirigidas pelas Brigadas Populares e pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas –MLB, decidiram ocupar a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e exigir do Prefeito Márcio Lacerda o que ele se comprometeu: NEGOCIAR COM AS OCUPAÇÕES URBANAS DE BH!
Se somos “todos iguais perante a lei e, sem distinção, têm direito a igual proteção da lei” como diz a Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU, porque as famílias das comunidades Dandara e Eliana Silva não possuem o direito à moradia? Qual é o motivo de discriminar estas comunidades?
A Prefeitura de Belo Horizonte tem o dever legal, moral e político de PROCURAR SOLUÇÕES.
Por diversas vezes solicitamos à Prefeitura de BH que abrisse negociação com as comunidades, ouvisse suas demandas e procurassem resolver os problemas fundiários e sociais das localidades.
NADA FOI FEITO. Em razão dos protestos ocorridos em junho o prefeito declarou que iriareceber representantes das ocupações. Então, realizamos uma solicitação formal, protocolamos um pedido de reunião na Prefeitura de BH no dia 10 de julho. Até então não obtivemos retorno algum.
Diante da falta de compromisso do Prefeito para com sua palavra e a dignidade de milhares de famílias belorizontinas, que não estão tendo seus direitos fundamentais respeitados, decidimos OCUPAR A PREFEITURA DE BELO HORIZONTE e exigir que o Prefeito receba as ocupações e encaminhe uma solução para todas as ocupações da capital.
Solicitamos a todos e todas que contribuam com nossa luta, que divulguem nossa luta e ajudem a pressionar a Prefeitura de Belo Horizonte para que negocie com as ocupações!

EXIGIMOS:

1. NEGOCIAÇÃO JÁ! QUE O PREFEITO MÁRCIO LACERDA SUPERE SEU PRECONCEITO COM OS SEM-TETO E CUMPRA COM SEU PAPEL DE GOVERNANTE;

2. REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA JÁ PARA AS OCUPAÇÕES DE BELO HORIZONTE;

3. ÁGUA, ENERGIA, ESGOTO E ENDEREÇO PARA AS OCUPAÇÕES.

Belo Horizonte, 29 dejunho de 2013.
Brigadas Populares/MG e MLBTelefonespara contato:

Comunicação dentro da Prefeitura:
Luara Colpa (Brigadas Populares): (31) 9181-0478
Natalia (MLB): (31) 9189-7373

Comunicação externa:
Fernando (MLB) (31) 93314477
Brigadas Populares - (31) 32740337

Nenhum comentário: