sábado, 6 de julho de 2013

Nota da Assembleia Popular Horizontal de Belo Horizonte


Nota da Assembleia Popular Horizontal:

O anúncio da redução de 15 centavos na tarifa de ônibus em Belo Horizonte, feito na tarde dessa sexta (5) pelo prefeito Marcio Lacerda, é agora comemorado por todos nós. Finalmente nossa cidade se junta às outras cerca de 60 cidades brasileiras onde o suor e a luta de milhões de pessoas nas ruas se transformaram em vitórias concretas para a população.

Sem dúvida nenhuma, voltar a pagar R$ 2,65 para andar de ônibus fará diferença na vida de quem depende do transporte público para ter acesso a trabalho, cultura e lazer. Não nos restam dúvidas de que essa conquista só foi possível porque fomos às ruas, nos mobilizamos e, principalmente, porque mostramos nossa capacidade de articulação e organização ao ocuparmos a Câmara Municipal de Belo Horizonte no último dia 29 de junho.

Ao mesmo tempo, porém, cabe ressaltar nesse momento que essa foi apenas uma das reivindicações apresentadas ao prefeito e ao vereadores no nosso ato de ocupação da Câmara e nas duas reuniões feitas com representantes do executivo.

Nossas outras reivindicações foram: transparência das contas das concessionárias de transporte coletivo através da publicação das planilhas de custo das empresas e passe livre para estudantes e desempregados.

Além disso, vale lembrar que o corte das tarifas vem por meio de isenção fiscal das empresas, que deixam de pagar ao estado para conceder esse direito. O acúmulo apresentado até agora em nossas discussões demonstra a necessidade de não colocar na conta dos cofres públicos essa redução, e sim na conta das empresas. Por fim, esperamos ainda do prefeito um posicionamento sobre a desoneração da folha de pagamento, anunciada em janeiro e até hoje não incorporada ao preço da passagem. A previsão é de que essa incorporação signifique uma queda de mais 10 centavos na tarifa de ônibus.

Dessa maneira, chamamos toda a população a fortalecer conosco essa luta, que não se encerra por aqui. Não é e nem nunca foi por 15 centavos.

Um comentário:

Professor Wellington disse...

Parabéns Rudá, pela sua presença juntos aos movimentos populares. Parabéns ao movimento de ocupação da Câmara, este sim bem politizado e seguro de suas posições. Pátria Livre, Venceremos!
Wellington do Carmo Faria.