sábado, 6 de julho de 2013

Entrevista de Luis Fernando Veríssimo sobre as manifestações de junho

ISTOÉ - O que o sr. pensa sobre a onda de manifestações que se espalhou pelo Brasil?

LUIS FERNANDO VERISSIMO - No fundo, o que se vê nas ruas é uma crítica, nem sempre consciente, ao capitalismo brasileiro. Estão pedindo o fim do lucro desmedido com serviços públicos como o transporte, o fim do poder corruptor do dinheiro, mais saúde e educação subsidiadas pelo Estado. Eu nunca tinha visto tantos socialistas juntos. Será curioso ver como essa massa vai votar.

ISTOÉ - O que ficará de junho de 2013 para a história?

LUIS FERNANDO VERISSIMO - Ainda não se sabe se foi só um espasmo ou se o movimento terá consequências permanentes. Muitas das reivindicações são irrealistas. Aquele cartaz que pedia a volta da tomada para dois pinos não era sério, mas dava uma boa ideia disso.

ISTOÉ - Esse tipo de movimento, que nasce da internet sem uma cara, um líder, é positivo? 
LUIS FERNANDO VERISSIMO - Essas manifestações espontâneas são positivas na medida em que, afinal, estão pedindo tudo que a gente quer. São perigosas porque substituem a política e podem ser manejadas, inclusive pelos nostálgicos da ditadura.

ISTOÉ - Durante muito tempo, a ditadura militar foi o inimigo a ser combatido. Quem é o inimigo dos jovens de agora?
LUIS FERNANDO VERISSIMO - Pois é, o inimigo é um sistema que não funciona, o que é muito vago. Se você quiser ser específico, pode dizer que a rua está fazendo a crítica ao capitalismo brasileiro que o PT fazia quando era oposição, antes de se deixar  cooptar. Mas isso é um diagnóstico ideológico e o movimento parece ser contra tudo. O inimigo é tudo, inclusive a ideologia.

ISTOÉ - A colocação de uma agenda conservadora (como o fim dos partidos, a redução da maioridade penal e a volta da ditadura militar) por parte dos manifestantes é algo que o preocupa? O que explica esse tipo de “reivindicação”?
LUIS FERNANDO VERISSIMO - A desmoralização da política e dos políticos deve preocupar a todos, porque a falência da política é a falência da democracia. A conclusão de que o que não está funcionando é a própria democracia é perigosa. O que falta é mais democracia. Mais liberdade, igualdade e fraternidade, o trio maravilha.

ISTOÉ - Os protestos no Brasil se assemelham a algo que o sr. já viu?
LUIS FERNANDO VERISSIMO - A analogia óbvia é com o Maio de 68, na França, que também era contra um tudo indefinido. Tem gente que diz que o que houve em Paris, naquela primavera, foi só uma queima de hormônios. Já o Cohn–Bendit disse que 68 foi o preâmbulo de 81, quando a esquerda chegou ao poder na França. Resta ver qual será o 81 do nosso 68.

ISTOÉ - Se o sr. pudesse fazer cinco cartazes para levar a uma passeata, quais pautas escolheria? O que estaria escrito neles?
LUIS FERNANDO VERISSIMO - “Vergonha!”, “Pra que lado fica a Bastilha?”, “Carona da FAB para todo mundo”, “E o mensalão do PSDB?” e “Pela volta da tomada pra dois pinos”.

ISTOÉ - O sr. consegue imaginar algum de seus personagens nessas manifestações?
LUIS FERNANDO VERISSIMO - A Dora Avante e seu grupo de pressão, as Socialaites Socialistas, marchariam contra a falsificação de má qualidade das bolsas Vuitton no Brasil.

ISTOÉ - Dada a reação do Congresso aos gritos da rua, o sr. acredita que políticos assustados produzam melhor?
LUIS FERNANDO VERISSIMO - O diabo é que as manifestações acabam um dia e o medo também. Mas não se deve supervalorizar o poder persuasório de manifestações. Amanhã um milhão de evangélicos marcham contra gays ou contra o diabo e eu espero que a consequência política disso seja zero.

ISTOÉ - Como o sr. avalia o governo de Dilma Rousseff? Gosta dela?
LUIS FERNANDO VERISSIMO - Infelizmente aquele ímpeto anticorrupção do início do seu governo não se sustentou. Mas, falando do PT no poder em geral, qualquer governo que consegue distribuir renda e diminuir a pobreza tem no mínimo a minha simpatia.

ISTOÉ - Como é sua relação com a internet e a tecnologia?
LUIS FERNANDO VERISSIMO - Uso o computador como uma máquina de escrever com memória, uso bastante o Google, que  fornece erudição instantânea, e não poderia mais viver sem o e-mail. Mas não frequento muito a internet. E participaria de qualquer passeata contra o telefone celular.

ISTOÉ - Dos textos atribuídos ao sr. que circulam na internet, há algum que o incomode mais ou que tenha captado sua atenção tanto positiva quanto negativamente?
LUIS FERNANDO VERISSIMO - Nenhum incomoda porque não há o que fazer para impedi-los. Alguns são bons, e neste caso eu aceito os elogios, inclusive para não desiludir as pessoas. Teve um, chamado “Quase”, que correu o mundo e foi até publicado num livro em francês. Uma sr.a me disse que não gostava do que eu escrevia, até ler o “Quase”. Agradeci, emocionado. Outro texto, sobre uma diarreia no aeroporto, também fez muito sucesso.

ISTOÉ - Depois da atuação do Brasil na Copa das Confederações, o sr. está confiante na Seleção Brasileira para o Mundial do ano que vem? O sr. gosta do Felipão?
LUIS FERNANDO VERISSIMO - O Felipão não é um tático, é um motivador, e o melhor que se pode dizer desta seleção é que está bem motivada, com quatro ou cinco talentos que se destacam. Acho que não faremos feio.

ISTOÉ - E o que pensa do Brasil enquanto sede do evento?
LUIS FERNANDO VERISSIMO - Quem gosta de futebol, como eu, fica numa situação difícil. Claro que o Brasil não podia gastar o que está gastando para sediar a Copa, mas, ao mesmo tempo, a perspectiva de ter bom futebol internacional em casa é animadora. O que fazer com os estádios que ficarão ociosos depois da Copa? Não tenho a menor ideia. Podem ficar como monumentos à insânia.

ISTOÉ - O sr. ainda vê televisão? Há algo que lhe agrade na tevê aberta?
LUIS FERNANDO VERISSIMO - Vejo filmes, futebol e o “Jornal Nacional”. 

ISTOÉ - E na internet? O sr. costuma ver vídeos no YouTube?
LUIS FERNANDO VERISSIMO - A melhor novidade da tevê brasileira está na internet: é o “Porta dos Fundos”. Não vejo YouTube, não tenho Facebook e todos os Twitters com meu nome são falsos.

ISTOÉ - Quais autores o sr. costuma acompanhar?
LUIS FERNANDO VERISSIMO - Dos brasileiros, o Milton Hatoum; dos estrangeiros, o John le Carré e o Roberto Calasso, além da releitura de favoritos mortos.

ISTOÉ - Além das crônicas para os jornais, o sr. está trabalhando em algum livro novo?
LUIS FERNANDO VERISSIMO - Deve sair em outubro, pela Objetiva, um livro de contos, alguns inéditos, outros já publicados na imprensa. São dez contos, entre longos e curtos, e o título é “Os Últimos Quartetos de Beethoven”.

ISTOÉ - Que tipo de situação ainda o inspira?
LUIS FERNANDO VERISSIMO - Para quem escreve com regularidade, qualquer assunto é assunto. Eu sempre digo que a minha musa inspiradora é o prazo de entrega. E a crônica, sendo um gênero indefinido, comporta essa variedade de assuntos e de estilos.

ISTOÉ - Já se acostumou ao novo acordo ortográfico ou comete alguns erros comuns, como acentuar ideia ou colocar trema?
LUIS FERNANDO VERISSIMO - Meu computador cuida disso para mim. Ele acompanhou a reforma ortográfica, sabe tudo a respeito e não me deixa errar. Eu só não entendi ainda por que “três” continua de chapeuzinho.

ISTOÉ - O livro “Cinquenta Tons de Cinza” foi o maior fenômeno literário do ano passado. O que o sr. pensa dessa literatura feminina quase pornográfica?
LUIS FERNANDO VERISSIMO - Se entendi bem, o sexo nesse livro é sadomasoquista. Como diria o Freud, o  que essas mulheres estão querendo? Não pretendo descobrir.

ISTOÉ - Fora as inúmeras homenagens que recebe, o sr. tem vida social noturna?
LUIS FERNANDO VERISSIMO - Um programa perfeito é ir ao cinema, sessão das seis, depois ir jantar num bom restaurante. Nada de muito excitante.

ISTOÉ - O que a velhice lhe trouxe de positivo e de negativo?
LUIS FERNANDO VERISSIMO - De negativo, a proximidade da morte, a consciência da nossa finitude e do absurdo da existência. De positivo, o lugar reservado para idosos nos estacionamentos.

ISTOÉ - Sua timidez ainda o coloca em situações embaraçosas?
LUIS FERNANDO VERISSIMO - Já me resignei à timidez e sei que agora não vou mudar, mas melhorei muito com a idade. Já faço até palestra. Mas com o Isordil à mão.

ISTOÉ - Sobre o período em que o sr. esteve internado num hospital no ano passado, o que ficou daquele susto?
LUIS FERNANDO VERISSIMO - Tive alucinações durante o período em que fiquei na UTI, o que só me levou a admirar ainda mais o funcionamento e o poder do nosso cérebro, uma coisa ao mesmo tempo fascinante  e assustadora.

ISTOÉ - Atualmente, qual é sua maior preocupação? Há algo que lhe tire o sono?
LUIS FERNANDO VERISSIMO - Essa coisa meio incerta no ar, essa indefinição sobre o que está por trás da revolta e o rumo que ela vai tomar... Não vou dizer que me tira o sono, tenho dormido bem. A preocupação começa ao acordar.

Um comentário:

Carlos disse...

Grande Veríssimo, enquanto o que eu penso estiver coincidindo com quase tudo o que ele pensa, estou tranquilo, mesmo nesses tempos conturbados, rs.

E parabéns pelo trabalho, Rudá, suas análises estão muito interessantes e instigantes.