sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Carta aberta dos prefeitos petistas de Minas Gerais

MOVIMENTO MUNICIPALISTA DO PT DO SUL E SUDOESTE DE MINAS GERAIS

No dia 11 de fevereiro de 2011, nós, prefeitos e prefeitas petistas do sul e sudoeste de Minas Gerais, estivemos reunidos em Nova Resende para discutir a situação constrangedora em que nos encontramos. A queda e instabilidade do valor repassado através do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o aumento do custeio da máquina administrativa, o comprometimento progressivo da folha de pagamento e a gradativa transformação dos municípios em meros gestores de programas de governos estaduais e federais destroem nossa capacidade protagonista. Para prefeitos petistas é uma situação de máxima gravidade porque escolhemos este partido e fomos eleitos para representar a mudança e transformação do cidadão em agente das nossas gestões.

Em face à grave situação em que nos encontramos, decidimos:

1. Criar o movimento de articulação dos prefeitos petistas do sul e sudoeste mineiros, objetivando uma ação conjunta, com força política visível no Estado;
2. Envolver-nos na oxigenação do PT em Minas Gerais, liderando a volta às bases e enraizamento em cada comunidade e bairro deste Estado;
3. Definir uma pauta comum de negociação para garantir estabilidade e desenvolvimento sustentável dos municípios articulados. Queremos ser respeitados como dirigentes, base de governo que somos, e elo entre o cotidiano dos cidadãos e a política;
4. Reafirmar os municípios como entes federativos autônomos, com capacidade de produzir políticas e com direito à partilha justa dos recursos públicos arrecadados, hoje insuficientes para suprir as responsabilidades que nos são delegadas. Queremos reafirmar a peculiaridade de cada localidade, o que exige a tradução de programas federais e estaduais para a realidade que dirigimos.

O Brasil sem os municípios perde sua alma. O PT sem os prefeitos petistas perde sua alma.
O que queremos, portanto, é que o Brasil tenha a diversidade cultural de nosso povo, estampada em nossos rostos e em cada um dos municípios brasileiros.

Assinam prefeitos de Boa Esperança, Cambuquira, Campanha, Cássia, Conceição da Aparecida, Guapé, Guaxupé, Heliodora, Luminárias, Machado, Nepomuceno, Nova Resende, Serrania e Varginha.

Um comentário:

Álbano Silveira Machado disse...

Esse movimento vem somar a outros que se articulam no interior de movimentos sociais e em pequenos municípios. A volta do PT às bases é um movimento de ressurreição do PT vinculado às lutas populares e participante da construção da cidadania.
Aprendi a ser petista como aquele que sempre mantém a chama acesa da esperança e da renovação.
Surgiram muitos caciques e manda-chuvas. Justamente, o que sempre combatemos.
O próprio lulismo deve ser foco de reflexão e condenação na sua vertente personalista. Se assim não for, o petismo sucumbirá.