terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Causa perdida


"O plano da Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte] é ocupar a Líbia", afimou o ex-presidente cubano, Fidel Castro, em seu artigo publicado nesta terça-feira (22/02) pelo site CubaDebate. Para ele, os Estados Unidos ordenarão "em questão de horas ou muito em breve" que a organização invada a Líbia, palco de protestos contra o regime de Muamar Kadafi, que se iniciaram no dia 16 de fevereiro.
Já um dos homens mais próximos de Kadafi renunciou hoje. O ministro do Interior e general do exército Abdul Fatah Younis ainda fez um apelo para que o exército se junte aos manifestantes e respondam às suas "demandas legítimas".
Em outras palavras: quem a população da Líbia deve seguir?
E tem gente que ainda acha que Fidel é de esquerda!!!

4 comentários:

AF Sturt Silva disse...

Uai,o PT que é de esquerda.Ou melhor ainda exisite isso depois da queda do muro de Berlim?

AF Sturt Silva disse...

Bom deixando as ironias de lado e analisando a reflexão do Fidel.

Mas o que o Fidel poderia dizer.Que o certo é a derrubada do governo socialista e popular da Líbia?

Pelo que eu vejo a Líbia e seu governante foi aliada do socialismo real e de Cuba em várias aspctos e por muito tempo,ou não foi?

Mas o Fidel esqueceu que há politicas do seu antigo aliado de reconciliação com ocidente e com o capitalismo.As politicas neo-liberais estão mais aprunfudadas na Líbia do que em Cuba.

Não disse que é para o povo seguir o ditador ,mas também não disse que sim,ou seja foi imparcial,partindo da situação cubana.

O discurso anti-imperialismo cai bem ao Irã,a Líbia já tem boas relações com os capitalistas e com Imperio.Nõ tem bloqueio como tem atualmente Cuba e Irã e muito de menos tem progama nuclear que é uma ameça para as civilizações.

Agora tem outra alternativa?Qual o grupo organizado da Líbia que logo vai assumir ao poder e fazer um governo sei lá,meio democratico igual esses do ocidente?

Não serão os verdes e nem os esquerdistas.

Rudá Ricci disse...

O que Fidel teria que fazer é ficar quieto. Ele não entende o mundo árabe. E não entende a necessidade de independência que a Geração Y exige. Tenta enquadrar todo o mundo a partir de sua perspectiva "século XX". Finalmente: como você pode citar o governo de Kadafi como popular se o povo está na rua para derrubá-lo?

AF Sturt Silva disse...

"Popular" são eles(governo líbio) que estão dizendo.A citação tinha que estar entre aspas.

Também concordo de Fidel ficar quito.A Líbia tem boas relações com Ocidente e já restauraram boa parte do capitalismo.Duvido que ainda tem alguma coisa do "socialismo real".

Esse discurso do século "XX" cairia bem ao Irã que tem progama nuclear e bloqueio.Assim o Imperio está louco para achar um pretexto para atacar ele e derrubar essa ameaça. Poderia está influenciado num novo 68 nesse país.

E como vc disse essas revoluções vão ficar no mesmo,poís não tem organização.

É bem capaz que no Irã se houver o aprofundamento dessas revoltas cai o presidente e um lider dos aitolas e outro até pior assuma.Vai se perder tudo que conquistou com 79,se que conquistou algo...

Ou seja, o grupo mais organizado,ou aqueles que forem mais espertos e fazerem de santinho vai ficar no poder depois dos levantes.

Agora na Líbia, está analise é muito forçada.Mas claro o Fidel está fazendo isso olhando para a Cuba.

Com um crise economica de 30 anos e um sistema politico centralizado,ainda respirando o debate da guerra fria,com medidas socio-economicas de autlaização do socilaismo cubano(ou restauração do capitalismo).

Todo mundo lê isso.O medo de uma revolta em seu país.Apesar de serem coisas muitos difentes.O governo cubano é ainda popular...

Ai insiste com este discurso que até bate bem para alguns momentos,mas não para tudo...

Agora uma invasão militar na Líbia e manipulação de informações, isso tem que ser denunciado e ficar com pé atrás.

Fora isso Fidel escreveu tudo que não deveria e não podia.O pior é opinião publica cubana seguir essa linha sem mesmo mudar algum pontinho disso.

O Fidel não é de esquerda? Como encaixar ele agora?