sábado, 12 de setembro de 2009

Valadares retoma inovação curricular

A última década foi marcada por um forte recuo nas inovações pedagógicas, em especial, nos municípios brasileiros. Os sistemas de controle se sobressaíram, destacando-se as avaliações sistêmicas, como IDEB, que limitam a educação aos resultados quantitativos dos alunos. Um recuo imenso que gerará um preço muito alto ao Brasil e novas gerações.
Mas Governador Valadares, sob a direção de Sames Madureira, reassumiu a liderança municipal na modernização e melhoria da qualidade curricular. Após uma importante análise da lógica de desenvolvimento do município, definiu os eixos pedagógicos da proposta curricular das escolas municipais. Os eixos adotados foram:
• Construção da a identidade social com o município (conhecimento físico, social, social, cultural e histórico)
• Formação e promoção de lideranças para o desenvolvimento sustentável
• Apropriação e desenvolvimento das diferentes linguagens
• Desenvolvimento da área cognitiva para promover a aprendizagem
• Respeito às diferenças/Diversidade

A partir destes eixos, organizaram as áreas de conhecimento, organizadas a partir dos eixos temáticos (expressão dos eixos pedagógicos gerais:
1.HUMANAS – IDENTIDADE E DIVERSIDADE
• História, formação moral, filosofia, sociologia, ensino religioso, educação física e artes
2. LINGUAGENS - COMUNICAÇÃO E NOVAS LINGUAGENS
• Português, matemática, língua estrangeira, tecnologias da informação e comunicação
3. AMBIENTE, TERRITÓRIO e TRABALHO – SUSTENTABILIDADE e PROTAGONISMO
•Ciências da natureza, tecnologias de produção e geografia

No momento, as equipes técnicas estão traduzindo os eixos para cada fase do desenvolvimento humano (educação infantil, infância, pré-adolescência, adolescência e EJA), articulando o aprofundamento dos objetivos pedagógicos de cada ciclo (detalhamento vertical do currículo) com a relação entre ciclos (detalhamento horizontal, latitudinal, do currículo, definindo coerência no processo de formação do educando).
Também aprofunda e detalha o currículo de cada modalidade, incluindo a educação do campo e educação especial.
E já inicia os preparativos para implantação do Orçamento Participativo Criança e Adolescente (a partir dos 8 anos de idade) em toda rede municipal.
Finalmente, retomamos uma lógica pedagógica aberta nos anos 90 e solapada pelo pragmatismo conservador dos gestores educacionais neste início de século.

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