quinta-feira, 7 de maio de 2009

MEC elabora indicadores de qualidade para educação infantil


O MEC e a Unicef acabam de elaborar indicadores da qualidade na educação infantil no qual a avaliação da instituição educacional pressupõe um processo participativo de toda a comunidade. Que tal? Enquanto alguns dos nossos fantásticos secretários de educação querem implantar a descabida premiação de professores e escolas por desempenho dos alunos (sem qualquer envolvimento da comunidade).
O projeto propõe sete dimensões de qualidade para análise: planejamento institucional, multiplicidade de experiências e linguagens (formas de a criança conhecer e experimentar o mundo e se expressar); interações (espaço coletivo de convivência e respeito); promoção da saúde; qualidade e condições dos espaços, materiais e mobiliários; formação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais; cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social. Durante a autoavaliação, o grupo refletirá sobre uma série de perguntas contidas nestas dimensões que indicam parâmetros importantes quando se pensa educação infantil. Alguns exemplos: o projeto pedagógico é de conhecimento de todas e todos? O ritmo das crianças é respeitado? A instituição encaminha ao conselho tutelar crianças que sofram com a violência doméstica? A instituição oferece acesso ao leite materno? Os familiares das crianças com deficiência são bem acolhidos e conhecem o direito de seus filhos à educação? Depois da autoavaliação, as instituições poderão mapear quais são os principais problemas e propor um plano de ação para a melhoria da educação que conte com a participação de todos os interessados na educação das crianças. A adesão ao projeto é voluntária, mas o MEC recomenda a todas as instituições de educação infantil da rede pública e da rede privada conveniada com o poder público a utilização do documento.

O documento estará disponível nos seguintes sites: www.mec.gov.br, www.acaoeducativa.org.br, www.fundacaoorsa.org.br, www.unicef.org.br e www.undime.org.br.

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