sábado, 23 de maio de 2009

Educação financeira no Ensino Médio


O deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), presidente da Comissão Especial da Câmara que trata da crise econômica na área do comércio, anunciou que vai propor ao governo a introdução da matéria Educação Financeira no currículo do curso médio de todas as escolas brasileiras.
Esta matéria é destaque (há alguns anos) nos EUA. Infelizmente não evitou que os pais dos alunos entrassem na corrida ao crédito fácil.
Concordo com o tema, mas não com a criação de mais uma disciplina. O correto seria implantarmos o Orçamento Participativo Criaça (ou adolescente) como projeto multi ou interdisciplinar, incluindo temas como este como subtemáticas. Para se ter uma idéia do Orçamento Participativo Adolescente, veja o OPA em Lauro de Freitas (Bahia) , clicando aqui .

Um comentário:

AngelMira disse...

Rudá, acho que o tema deva ser discutido o quanto antes, pois é um assunto muito importante na vida de um ser que vive em sociedade. Esta totalmente orientada ao poder, e o pior, ao poder financeiro.

Independente disso, a forma com que hoje as crianças e adolescentes encaram as finanças ainda é muito precária. Vejo cidadãos adultos, de áreas não ligadas a finanças com inúmeras dificuldades de entender a "ciranda".

Por isso, vejo positivamente a proposta do deputado. Agora, de que forma isso deverá ocorrer... Deixo p os especialistas em educação.