segunda-feira, 6 de outubro de 2008

A vitória do PT nas capitais


O partido que mais elegeu candidatos no primeiro turno das eleições municipais foi o Partido dos Trabalhadores (PT). Das 15 capitais brasileiras que já estão com resultado definido no primeiro turno, o PT elegeu seis prefeitos. Luizianne Lins (Fortaleza), João Coser (Vitória), Raul Filho (Palmas), Roberto Sobrinho (Porto Velho), Raimundo Angelim (Rio Branco) e João da Costa (Recife).Na segunda posição, estão empatados os partidos PMDB, PSDB e PSB, que elegeram dois candidatos cada.
PP, PV e PC do B estão empatados na terceira posição com um prefeito eleito cada um. No resto das capitais em que haverá segundo turno, o PMDB vai concorrer em seis delas: Belém (PA), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC). Já o PT vai para o segundo turno em três: Salvador (BA), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP). Nas eleições municipais de 2004, o PT já liderava com o maior número de prefeitos eleitos nas capitais: foram nove. No mesmo ano, o PSDB ficou em segundo lugar, com cinco eleitos, e o PMDB alcançou apenas a quarta posição, com dois prefeitos eleitos em capitais.
Este cenário deve alterar alguns movimentos políticos para 2010. O mapa está muito mais favorável ao lulismo. Contudo, a disputa interna no PT (Marta Suplicy, Fernando Pimentel/Aécio Neves e lulismo) deve render alguns rounds. Mesmo o Rio Grande do Sul poderá reagir, com Tarso Genro e Dilma Rousseff à frente.
O problema maior, sem dúvida, está na disputa interna do PSDB (Serra e Aécio, em especial, que terão que reagir ao crescimento de Kassab, no caso de Serra, e reacomodar o Estado rebelde, no caso de Aécio Neves).
Finalmente, o PMDB torna-se uma incógnita porque não tem uma figura de expressão nacional, mas tem um cacife eleitoral invejável.

Nenhum comentário: