quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Belo Monte faz mais uma vítima no governo federal


O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Abelardo Bayma, pediu demissão do cargo por discordar da emissão da licença definitiva para a implantação da Usina Hidroelétrica de Belo Monte, prevista para ser construída no rio Xingu, no Pará. Em carta enviada à ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, Abelardo alegou motivos pessoais para pedir exoneração do cargo. Mas revelou a amigos que deixou o posto depois de ter sido pressionado pela diretoria da Eletronorte a emitir a licença definitiva em nome do IBAMA para a instalação da usina. Ele estava no cargo desde abril do ano passado e é funcionário de carreira da autarquia.

Minha opinião:
Esta história é muito parecida com a da transposição do São Francisco. Só que há muitas pendências ambientais para que a licença seja emitida em definitivo. Lembremos que este é o caso que gerou a saída de Marina Silva do governo e do PT.
Marina afirma que a obra causará fortes danos ambientais na região com o alagamento de uma área de aproximadamente 500 km2. Com Dilma estava no centro do embate com Marina, já dá para saber o final desta história.
Belo Monte é um projeto de construção de uma usina hidrelétrica previsto para ser implementado em um trecho de 100 quilômetros no Rio Xingu, no estado brasileiro do Pará. Sua potência instalada será de 11.233 MW, o que fará dela a maior usina hidrelétrica inteiramente brasileira, visto que a Usina Hidrelétrica de Itaipu está localizada na fronteira entre Brasil e Paraguai. A previsão é que, quando concluída, a usina será a terceira maior hidrelétrica do mundo, atrás apenas da chinesa Três Gargantas e da binacional Itaipu.

2 comentários:

Unknown disse...

Você escreve em alguma revista ? Se sim, em qual ?

Rudá Ricci disse...

Bernardo,
Eu sou comentarista político da Band News FM BH (minhas colunas vão ao ar no sábado). Escrevo em vários sites: Dom Total, O Vagalume, Espaço Acadêmico e outros. Sou colaborador da Folha de SPaulo e fonte da Rede Globo.