segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Justiça do Ceará determina suspensão do ENEM

A Justiça Federal do Ceará suspendeu nesta segunda-feira o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), acatando uma liminar do Ministério Público Federal. A decisão tem efeito em todo o Brasil. A decisão da juíza federal Carla de Almeida Miranda Maia, da 7ª Vara Federal, se baseou no argumento de que o erro da impressão das provas prejudicou os candidatos. Para ela, a realização de novos exames para parte dos candidatos "poria em desigualdade todos os candidatos remanescentes". Em nota, o procurador da República Oscar Costa Filho, afirmou que a decisão traz "segurança e estabilidade". A suspensão do Enem já havia sido defendida pela seção paulista da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e pela Defensoria Pública da União.

O ENEM sofre um desgaste importante. Coloca em risco uma das propostas mais ousadas e interessantes para unificação do processo de acesso à universidade brasileira, que desmontaria a "indústria do vestibular". Uma pena.

5 comentários:

Luiz Henrique Mendes disse...

Rudá, duas perguntas. Donde vem o fogo amigo contra o ministro Haddad? Como avaliação a gestão Haddad no Ministério?

Rudá Ricci disse...

Luiz Henrique,
O fogo amigo vem do PT paulista, grande parte controlado por Marta Suplicy, que não está gostando dos holofotes em Haddad (principalmente em virtude dos elogios públicos que Lula vem fazendo ao ministro). Na minha opinião, acho que ele volta para São Paulo, depois deste tiroteio. Haddad é uma pessoa que ganhou prestígio e respeito no meio acadêmico. De minha parte, contudo, achei uma gestão das mais acanhadas e revelou fragilidades na educação básica. Tivemos recuo de matrículas no setor, não superamos a crise do ensino médio ou mesmo a oferta de vagas na educação infantil. A desigualdade regional continua uma aberração. O IDEB nada ajudou e se conflitou com a concepção pedagógica mais ousada (do sistema de ciclos e da avaliação formativa, por exemplo). Finalmente, hoje sabemos que o principal fator de impacto sobre o desempenho dos alunos é a família. E nada foi feito a este respeito, o que exigiria integração de ações na área social. Nota 5 ou 6.

Luiz Henrique Mendes disse...

É de onde pensava mesmo.

Haddad teve desentendimentos na gestão Marta Suplicy.

Aliás, esse jogo do PT paulista passa esta diretamente ligado ao pleito de 2012.

Já no ano passado, Haddad foi o nome defendo pela Mensagem ao Partido para o Governo de SP. Depois dos problemas com o ENEM 2009, o nome acabou sendo esquecido.

Pode ser que seu nome viesse a ter força para 2012, o que seria uma interessante novidade no PT paulista, que não apresenta novidades há muito tempo.

Mesmo concordando bastante com suas ponderações a respeito do ensino básico, achei sua gestão no para o ensino superior bastante positiva.

Da minha parte,considero quadro bastante qualificado. Acho que podia ser nome para 2012? É esse o jogo petista?

Rudá Ricci disse...

Luiz,
Acho que Haddad estava cotado para disputar com Palocci a vaga para o governo paulistano ou, até, paulista. Vamos ver. O jogo é muito duro e terá resposta por parte de Lula. Pode apostar.

Luiz Henrique Mendes disse...

Rudá, viu a matéria no Valor de sobre as pressões anti-Haddad no PT?