Renato Cobucci/Hoje em Dia
Ano Novo traz mudanças na estrutura do governo
Agostinho Patrus e Wander Bortges retornam à Assembleia

Depois de ter exonerado o secretário de Esportes, Eros Biondini (PTB), o governador de Minas, Antonio Anastasia (PSDB) confirmou novas mudanças administrativas. Com a sanção do tucano, no último dia de 2013, foram fundidas seis secretarias, levando o número de 23 Pastas a 17. A previsão é de uma economia de R$ 365 milhões para o Estado até o fim deste ano.
A dança das cadeiras no primeiro escalão do Executivo estadual mandou de volta para a Assembleia Legislativa Agostinho Patrus (PV), que chefiava a secretaria de Turismo, e Wander Borges (PSB), até então secretário de Regularização Fundiária.
“Com as medidas, o governo amplia o esforço de gastar menos com a máquina pública para possibilitar mais investimentos em infraestrutura e na melhoria da qualidade dos serviços públicos”, afirma Anastasia.
Quem retorna para a Câmara dos Deputados, além de Eros Biondini, é Alexandre Silveira (PSD), ex-secretário extraordinário de Gestão Metropolitana.
O secretário extraordinário da Copa do Mundo, Tiago Lacerda, filho do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), assume também as atribuições do Turismo e de Esportes, que foram fundidas.
A secretaria de Gestão Metropolitana deu lugar à de Desenvolvimento Regional e Política Urbana e Gestão Metropolitana.
A Pasta de Regularização Fundiária foi fundida à de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, sob a responsabilidade de José Silva Soares (SDD), que era titular do Trabalho. Essa, por sua vez, ficará a cargo de Cássio Soares (SDD), secretário de Desenvolvimento Social. Elmiro Nascimento, ex-da Agricultuura, foi para a vice-presidência da Copasa.