quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

PCdoB filia "ídolos" dos rolezinhos

Não era nem um pouco previsível.
Mas, desde que a PM e os administradores de shoppings, aliados a algumas rádios sensacionalistas fomentaram a discriminação contra os rolezinhos, os "meninos de junho" tentaram encostar nos "ídolos" dos rolezinhos. Antes das manifestações da última semana, tentaram agendar "Rolezaum" em alguns shoppings mais centrais, em várias capitais do país. Não deu em nada.
O PCdoB, pelo que informa a matéria publicada no Terra (abaixo), conseguiu. O que revela uma capacidade e tanto deste partido em envolver a juventude brasileira. Já comandam grande parte das organizações estudantis do país. Agora, encostaram com precisão nos rolezinhos.
Com boa dose de ironia, afirmo que o PCdoB precisa dar uma medalha à PM, principalmente a paulista. É o maior motivador de politização da juventude brasileira, desde junho do ano passado.
Uma medalha de menor expressão deveria ser dada para os administradores de shoppings e às rádios sensacionalistas.
Já para a classe média tradicional, bem, aí a obra de Anton Tchecov já revelava o que esperar de seu comportamento padrão desde o século XIX.

SP: organizadores de rolezinhos se filiam à União da Juventude Socialista

De acordo com a entidade, entre os novos membros está Vinicius Andrade, um dos líderes do rolezinho ocorrido no Shopping Itaquera Foto: Divulgação
De acordo com a entidade, entre os novos membros está Vinicius Andrade, um dos líderes do rolezinho ocorrido no Shopping Itaquera
Foto: Divulgação

Segundo Vinicius, a UJS o fez enxergar a necessidade de construir uma nova sociedade, onde as necessidades da juventude da periferia sejam atendidas. “Não queremos briga, arrastão e violência. Queremos apenas nos encontrar, nos divertir, beijar na boca e ocupar todos os espaços sem sofrer preconceito por parte da elite ou violência por parte da polícia. Não iremos desistir e, com o apoio da UJS, vamos até o fim”, disse ele.Organizadores dos chamados rolezinhos em São Paulo se filiaram na última segunda-feira à União da Juventude Socialista (UJS), entidade ligada ao PCdoB e que comanda a União Nacional dos Estudantes (UNE). De acordo com a UJS, entre os novos membros está Vinicius Andrade, um dos líderes do rolezinho ocorrido no Shopping Itaquera, na zona leste da capital, no último dia 11.
SP: homem é agredido e adolescentes apreendidos em 'rolezinho'Clique no link para iniciar o vídeo
SP: homem é agredido e adolescentes apreendidos em 'rolezinho'
“Quando organizamos o ‘rolezinho’ no Shopping Itaquera, os ‘coxas’ não respeitaram nem as meninas que foram até lá. Violência foi pouco. Tapa na cara, cassetetes e xingamentos. Quem passava tomava e ouvia: vai sua piranha”, contou Vinicius aos membros da UJS no seminário preparatório para o 17° congresso da entidade.
A vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão (PCdoB), também esteve presente no evento. “Foi excelente a ideia de trazer os meninos do ‘rolezinho’ até essa atividade. Esse foi um fenômeno muito interessante. São Paulo tem uma porção de problemas, é uma cidade dura, uma cidade difícil, mas existem coisas bem interessantes também, como esses acontecimentos sociais que se propagam com uma imensa facilidade”, disse ela.
A reunião de jovens da periferia convocados pelas redes sociais para dar um "rolé" em alguns shoppings da região metropolitana de São Paulo assustou lojistas e alguns consumidores. O movimento ganhou força depois que dois centros comerciais da capital de São Paulo conseguiram uma liminar que os autorizava a impedir a entrada de garotos suspeitos de participarem dos eventos convocados pelas redes sociais. Movimentos sociais deram apoio aos "rolezinhos" e acusaram os shoppings de praticar "apartheid"
.

Nenhum comentário: