sábado, 10 de janeiro de 2009

Os israelistas que se opõem à Guerra


Os jornais não publicam a reação de parte da sociedade civil israelita contra esta chacina na Faixa de Gaza. Vou citar alguns exemplos, começando pelos refuseniks.
O movimento refuseniks é formado por jovens que se recusaram (e se recusam) a prestar serviço militar ou militares que se recusam a bombardear regiões ocupadas. Refusenik significa “recusa”. Eles são acompanhados pelos Shinistim (que me hebraico significa "jovens do 12º ano), um grupo de jovens que também se recusam a cumprir o seviço militar por Israel. Veja o vídeo e o site deste movimento em http://december18th.org/ e constate a coragem desses jovens.

Há, ainda, ações isoladas como a orquestra de jovens músicos árabes e israelenses, dirigida por Daniel Baremboim.
Conheci, ainda, uma interessante experiência desenvolvida pelo psicólogo Yaacov Hecht, que dirige o Institute for Democratic Education (IDE), apoiada pelos princípios e experiência de Janusz Korczak. Trata-se de importante programa de educação para a paz, organizada a partir da premissa da autogestão dos equipamentos educacionais. Em 1987, a Associação Janusz Korczak de Israel apoiou a criação da Escola Democrática de Hadera que, mais tarde, criou o IDE. Desde sua criação, o IDE desenvolve projetos em centenas de escolas e cooperou na formação de vinte e cinco escolas democráticas no país. Nos últimos anos, o IDE tem atuado junto a doze governos municipais para programas de desenvolvimento sustentável regional, mobilizando todas as escolas locais bem como os demais serviços públicos.

Nenhum comentário: