quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Ipatinga e novas eleições


O município de Ipatinga vive um impasse político. O candidato à prefeitura de Ipatinga que se elegeu em outubro passado, Chico Ferramenta (PT), teve a candidatura indeferida pela Corte Eleitoral. Por unanimidade, a sentença reverteu a decisão da juíza eleitoral Maria Aparecida Grossi, que havia acatado o pedido de registro de candidatura. O ex-prefeito teve as contas da administração na Prefeitura de Ipatinga, dos anos de 1991 e 1992, rejeitadas pela Câmara Municipal. A decisão foi tomada com base no artigo 1º, da Lei Complementar nº 64/1990, que considera inelegível por cinco anos os ocupantes de cargos públicos que tiverem as contas rejeitadas por irregularidade. Por este motivo, tomou posse o segundo candidato, Sebastião Quintão (PMDB), que já era prefeito. Contudo, o Ministério Público Eleitoral (MPE) de Ipatinga, através do promotor Walter Freitas Júnior, entrou com uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) com o objetivo de destituir do poder o prefeito da cidade, Sebastião Quintão (PMDB). Assim, é possível ocorrer nova eleição naquele município.
O que se diz em Brasília é que Chico Ferramenta não poderá se candidatar, caso ocorra nova eleição. Mesmo tendo vencido por uma diferença de 15 mil votos. A decisão judicial já teria sido tomada.
Uma confusão que a população de Ipatinga não merece.

2 comentários:

Unknown disse...

Se o Chico nao poderia assumir, porque deixaram ele disputar?

como pode uma cidade desse porte chegar em uma situacao dessas e viver um clima politico desses desde o inicio da campanha eleitoral?

onde esta a democracia?

onde esta o respeito pela sociedade ipatinguense?

MATUZALEM LOPES disse...

A Justiça é mesmo falha... Liminar? Decisão monocrática? Burla? Onde e com a ajuda de quem tudo isso foi feito?
O povo e a cidade é que foram punidos. Até quando, Srs Juizes?