sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A vez do PSDB mineiro


Depois de Lula, 130 sindicalistas (os tucanos mineiros citam 150). A agenda política de Minas Gerais está lotada e revela a disputa acirrada entre PT e PSDB.
Marcus Pestana, presidente do PSDB-MG afirma que se trata do lançamento do PSDB Sindical no país, dentro do processo de atualização do perfil de seu partido. O lançamento do PSDB Sindical acontecerá às 11 horas, deste sábado (20/08), na sede do partido em Belo Horizonte, com a presença do o governador Antonio Anastasia, do senador Aécio Neves e do presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra.
Há vários aspectos importantes neste ato:
1) O PSDB amplia significativamente sua relação com o movimento sindical. Já havia tentado com a central sindical social-democrata e com a Nova Central. Agora, consegue atrair lideranças da Força Sindical, a segunda maior força sindical do país;
2) Com isto, moderniza o PSDB e aproxima de vez o sistema partidário (PT, PCdoB, PDT, PSTU e outros partidos já têm sua vinculação sindical, mas são todos declaradamente de esquerda). Por outro lado, a partidarização das centrais sindicais se explicita;
3) Não se trata de um esforço apenas mineiro. No final de agosto ou início de setembro haverá um ato de filiação em massa de lideranças políticas e sociais pelo PSDB paulista.

O embate entre petistas e tucanos mineiros vai assumindo contornos dramáticos.
Além da organização sindical, os dois partidos começam a mexer seus peões na região sul do Estado de Minas Gerais. PT já fala em levar projetos do BNDES para lá. Alta patente tucana está quase semanalmente por lá (o governador Anastasia desembarca em Pouso Alegre por esses dias).
Uma briga que pode ajudar a economia mineira, já que avança sobre a pauta social/sindical e de investimentos. Como se vê, a disputa político-partidária também pode ser positiva para a população!

Nenhum comentário: