Prezado, Esa informação é, no mínimo, contestável. Relacionar a expressão tão característica aos mineiros à Inconfidência era adequado à construção da imagem que o próprio Juscelino queria apresentar frente ao Brasil. A Inconfidência, ou Conjuração Mineira, foi um movimento muito restrito. É pouco provável que uma senha, que deveria ser secreta,de um movimento que envolvia poucas pessoas pudesse se popularizar tanto.A explicação mais plausível, na minha singela opinião, é que UAI seja uma corruptela da expressão inglesa WHY. Os ingleses exploraram a mineiração em Minas Gerais. Do contato entre os inlgeses e a população local teria surgido o mineirísimo UAI. Ou, para evitar polêmica, podemos dizer que "Uai é uai, uai!"
César, É possível que você tenha razão, embora se atribua muita coisa aos ingleses que não ocorreram de fato. Veja o caso de forró que diziam (e agora está comprovado que não é verdade) que vinha da expressão "for all". Achei, contudo, bem interessante esta matéria publicada no Correio Braziliense. Minas está recheada de mitos e lendas.
3 comentários:
Prezado,
Esa informação é, no mínimo, contestável. Relacionar a expressão tão característica aos mineiros à Inconfidência era adequado à construção da imagem que o próprio Juscelino queria apresentar frente ao Brasil. A Inconfidência, ou Conjuração Mineira, foi um movimento muito restrito. É pouco provável que uma senha, que deveria ser secreta,de um movimento que envolvia poucas pessoas pudesse se popularizar tanto.A explicação mais plausível, na minha singela opinião, é que UAI seja uma corruptela da expressão inglesa WHY. Os ingleses exploraram a mineiração em Minas Gerais. Do contato entre os inlgeses e a população local teria surgido o mineirísimo UAI. Ou, para evitar polêmica, podemos dizer que "Uai é uai, uai!"
César,
É possível que você tenha razão, embora se atribua muita coisa aos ingleses que não ocorreram de fato. Veja o caso de forró que diziam (e agora está comprovado que não é verdade) que vinha da expressão "for all".
Achei, contudo, bem interessante esta matéria publicada no Correio Braziliense. Minas está recheada de mitos e lendas.
Entendido. De qualquer forma levantar esas questões é interessante. Mantenho minha opinião final de que "Uai é uai, uai".
Postar um comentário