domingo, 28 de agosto de 2011

A Cruzada Veja


A revista Veja parece definitivamente desmoralizada. Mesmo assim, continua em sua Cruzada e, em algumas raras vezes, pauta o restante da grande imprensa. Este é o caso da "cutucada" em Zé Dirceu, de quem não guardo grandes lembranças e admirações (basta consultar muitas notas que postei neste blog).
Ocorre que Veja incorre em vários erros. O mais grave foi tentar invadir o apartamento onde estava o ex-ministro. O hotel confirma que o jornalista da revista, na ânsia de tentar obter alguma anotação (ou porque é um ator frustrado que gostaria de estrelar um filme de James Bond), tentou conseguir cópia das chaves do apartamento.
Um segundo erro é imaginar que apenas Zé Dirceu promove conspirações em hotéis. José Serra é famoso por algumas delas, assim como tantos outros. Conspirar é elemento central da prática política palaciana.
A revista não ajuda o leitor a compreender como se faz política no mundo real dos embates tramados nos bastidores. Assim, infantiliza o leitor.
Finalmente, não acredito que Zé Dirceu mereça tanta atenção. Imagino que o editor esteja conspirando contra o que pode ser uma tentativa de "retomada" do controle petista sobre o governo Dilma. Se for isto, a revista contradiz a pauta. Ao menos, aos olhos crédulos de quem acredita que Veja faça apenas jornalismo.

3 comentários:

Eduardo Ferrari disse...

Rudda, desta vez discordo de você. A Veja, concorde com ela ou não, cumpre um papel importante na imprensa brasileira. Seu estilo de jornalismo é o interpretativo. Isso quer dizer que ela toma partido. Na imprensa isso é lícito e até desejável. Nos Estados Unidos, o maior representante deste estilo é o Washington Post, na Inglaterra é o Financial Times... Para apenas informar, existem as assessorias de imprensa e centenas de outros veículos. Várias vezes não concordo com as opiniões da Veja, mas é melhor que ela exista ao invés de não. Abraço.

Rudá Ricci disse...

Eduardo,
A matéria da Veja (de capa) é fraquíssima do ponto de vista jornalístico. Ela se apóia em meras fotos de visitas de políticos ao apartamento de Zé Dirceu. O resto é pura ilação. Não há nada. A Veja virou uma Caras envergonhada. Respeito (realmente) sua opinião. Mas a minha é que é exagero comparar o estilo Veja com Financial Times ou Washington Post.

FABIANA CORSI disse...

RUDA BOA TARDE! JA CONVERSAMOS MUITO SOBRE O PT. DESSA VEZ CONCORDO COM VOCÊ.
ABRAÇOS....