quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Explicando o esqueminha da nota abaixo

Não inclui PCdoB e outros partidos à esquerda como oposição porque são partidos que, em MG, ainda gravitam ao redor do PT ou não possuem muita expressão eleitoral.
Fernando Pimentel é o todo poderoso da máquina partidária em MG. Mas não tem a maioria dos prefeitos petistas que, paradoxalmente, são mais próximos (em sua maioria) à Patrus.
Patrus não tem perfil agressivo e não soube liderar a ocupação do partido. Em 2010 foi derrotado de maneira humilhante por duas vezes por Pimentel (PED MG e candidatura ao governo mineiro). Sua indicação ao ministério Dilma é mais uma sinalização do declínio do poder de Patrus por estas bandas.
Por este motivo, Pimentel e seu Sancho Pança tentam ampliar suas composições no interior do PT, visando 2012. Este é um movimento essencial para manutenção de seu poder porque o PT estará isolado nas próximas eleições municipais na capital mineira.
A ação prática foi tentar fechar acordo com Virgílio Guimarães. Arrisco dizer que no acordo estaria a indicação de Virgílio para o Tribunal de Contas da União.
Finalmente, o adversário de Pimentel, ao menos aparente, é Clésio Andrade, dentro do campo oposicionista ao aecismo.

Um comentário:

Wagner Eustáquio de Souza disse...

Prof... Pq Pimentel seria no campo oposicionista de Aécio, considerando as últimas composições. Creio e me refaço se for um erro de minha parte que a consideração seria, ao menos. Pimentel "em tese"..