quarta-feira, 2 de junho de 2010

José Arbex sugere que movimentos sociais se organizem contra o Estado

Entrevista ao jornal Brasil de Fato:
Em meio à crescente exclusão promovida pelo avanço do capitalismo liberal nas últimas décadas, o jornalista José Arbex Jr. defende que os movimentos sociais formem um novo partido no Brasil. Para ele, essas organizações são as únicas da esquerda que conseguem dialogar com os setores alijados da economia capitalista, como os sem terra e sem teto. Esses grupos tendem ser mais e mais massacrados, uma vez que o neoliberalismo é incapaz de incorporá-los na sua dinâmica. Assim, o Estado assume um caráter cada vez mais repressor e segregacionista para poder manter uma certa estabilidade social. O que Arbex propõe, então, é que os movimentos sociais impulsionem um instrumento político que, aglutinando os excluídos, parta do pressuposto de que o Estado brasileiro foi construído contra a nação, e coloque a questão do poder, dando um salto qualitativo em relação à sua condição atual.

Um comentário:

pacscaliforniacentro2 disse...

Hoje, 11-11-10, assisti na tv uma gestante deitada na rua, no chão sujo, esperando há mais de 3 horas pela SAMU. Se não fosse o carro de reportagem da SBT, a criança teria nascido - "ou não" - alí mesmo; ou a mãe poderia ter falecido. Hoje tb vi na tv uma outra gestante dando à luz sentada numa cadeira suja de hospital. Foi o marido que segurou a criança para ela não cair no chão imundo e, depois disso, veio uma médica sem luvas e cortou o cordão umbilical do recém nascido. Dias anteriores, outras gestantes morreram e vários doentes morreram nas filas absurdas, nos corredores de hospitais deitados no chão imundo, esperando o atendimento e a internação que não aconteram.
Mudam-se os Governantes e as promessas, não! O pior: - Ninguém resolveu nada ainda. Isto é um crime contra os brasileiros que são "obrigados" a pagar seus impostos, IRPF, IOF, CPMF e etc... Só se paga para mal viver neste Brasil do pré-sal!! Cadê a riqueza deste País??? Aonde foram parar os diamantes azuis raríssimos dos índios Cintas largas da Amazônia? Paga-se a dívida externa, perdoa-se dívidas de outros países, envia-se dinheiro para o Haiti (ação altruísta e humanitária) empresta-se dinheiro para o FMI e aí???? Cadê a Saúde que não funcina neste país. Está na hora de sermos respeitados como Seres Humanos!! Está na hora de termos os nossos direitos humanos respeitados!!
Se abrangermos a Educação, encontramos o mesmo descaso: - cade as universidades públicas para aqueles que realmente precisam?
Se falarmos de Segurança, cade a segurança do Rio de Janeiro com tantos bandidos portando armas pesadas e praticando crimes bárbaros?
Quanto aos nossos velhinhos que tanto trabalharam construindo o Brasil, vemos-os abandonados em asilos, levando porrada mesmo, e sem nenhuma dignidade! Nem se precisa falar na miséria da aposentadoria, quando se tem; e na miséria do salário mínimo, que é mínimo mesmo para um país tão rico! E esses planos de Saúde que vivem da exploração da idade do cidadão. É um absurdo total. Todo cidadão idoso tinha que ter um tratamento de saúde digno e gratuito e não ser explorado sem dó e sem piedade por empresas meramente capitalistas que só pensam em dinheiro.
Gostaria muitíssimo que fosse criado um partido que realmente se importasse com a situação dos brasileiros carentes
Se um povo gritou: - A América para os Americanos, vamos agora gritar: - "O Brasil para os Brasileiros"!!!
Tenho um nome para um novo partido político: PHJS (Partido Humanitário e da Justiça Social)

Obrigado!
Murilo