segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Uma raridade no comando do PT: direção faz mea culpa

O segundo turno já provocou uma revolução nas hostes petistas. Ao menos, um lapso de humildade parece ter ocorrido. Reunião da direção petista (e cúpula do governo federal) que acompanhava a apuração dos votos admitiu que o PT cometeu um erro de avaliação ao considerar que Marina tirava votos de Serra, e não de Dilma. Além disso, Lula observou que Dilma demorou muito para reagir quando surgiram rumores de que ela defendia a legalização do aborto. Na avaliação do governo e da cúpula da campanha, votos de evangélicos e católicos migraram para Marina por causa da questão do aborto. No último dia 29, preocupada com a sangria, Dilma se reuniu com líderes religiosos, em Brasília, e garantiu que nunca defendeu a interrupção da gravidez. "Nós deveríamos ter feito essa reunião antes", admitiu Gilberto Carvalho, chefe de gabinete de Lula. "Subestimamos os boatos." Lula teria ficado surpreso com o resultado das urnas, mas procurou tranquilizar Dilma. Pesquisas em poder do comitê petista indicavam que Dilma venceria a disputa no primeiro turno com uma diferença de 14 milhões de votos em relação a Serra.

4 comentários:

Anônimo disse...

Me desculpe, mas um erro serio é confiar nestas pesquisas de opinião. Até que ponto, o que é divulgado não faz parte de uma estratégia maior, que pode ser confundir e desviar a atenção?
abs

Rudá Ricci disse...

Sonia,
Não sou muito adepto das teorias conspiratórias. Todos institutos erraram porque não fizeram da clivagem religiosa um foco de pesquisa. O voto fundamentalista parece uma realidade estampada em nosso país. Infelizmente.

Rodrigo Machado disse...

e ganhou (de Serra por 14 milhoes de voto). Realmente, Marina surpreendeu, e ganhou votos pelos motivos errados. A forca do voto religioso - meu irmao trabalha em uma prefeitura de uma cidade de forte tonalidade evangelica no interior do Sul, e a propaganda era sobre Dilma fazendo aborto, pro-gays, etc. Ja li na internet que o Michel Temer eh satanista (talvez pelo jeito de vampiro...). E por ai vai...

jdaniel disse...

E ninguém tem coragem de "colocar o dedo na ferida". Que "mea culpa" é essa que não tem coragem de questionar o "deus"? Que esquerda é essa que criou seu próprio deus? Todos confiaram nos mais de 80% do Lula, esquecendo-se que o candidato não era ele, era ELA. E quem é ela? Ninguém sabia. Apenas acreditavam naquilo que o Lula dizia que era. ... E ninguém tem coragem de contestar deus... Agora ficamos procurando as razões e os culpados... Valendo até partir para teorias conspiratórias.