sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Datafolha e IBOPE jogam minha tese no ralo


O IBOPE divulgou sua última pesquisa de intenção de votos: 56% Dilma e 44% Serra. Datafolha deu o mesmo (dentro da margem de erro): 57% Dilma e 43% Serra. Diferença no intervalo de 12% e 14%. Eu dizia que o eleitorado alternaria sua inteção de voto a partir de um cenário movediço. Parece que me engano. Embora ontem tenha surgido o fator Papa, que resolveu entrar na briga. Afinal, a igreja é o maior partido político do mundo (esta é de Gramsci). Com a margem de erro, poderíamos pensar que a diferença pró-Dilma pode estar em 8% (margem de erro de 2%). O fato Papa pode gerar algum efeito na reta final. Num cenário negativo pró-Dilma, acredito que ela vence entre 6% e 8% de diferença.
Aos institutos de pesquisa: ATENÇÃO! Não vão me desmentir mais uma vez, heim?

2 comentários:

Valéria Borborema disse...

Rudá, não acredito que o pronunciamento do Papa influencie as intenções de voto. Nestas eleições já houve fatores tão ou mais impactantes como, por exemplo, a ação direta dos bispos do Regional Sul 1, que foram batidos pela ação da ala progressista. Então, a Igreja possui dois lados e não apenas um. A atuação de bispos como Dom Pedro Casaldáliga conseguiram conter a onda conservadora. O católico não é de se deixar influenciar muito pela Igreja, ainda mais na reta final, quando praticamente todos estão decididos.

lucrecio barato disse...

Ruda, esse setor conservador da igreja católica, é o mesmo que negou o concílio VaticanoII rasgou e fez bolinha de papel da carta de Puebla, foi inocência pensar que eles apoiaria o governo Lula Só porque diminuiu a mortalidade infantil e tirou milhões de pessoas da miséria. Sorte que sua influencia não é grande.