segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Estados criam conselhos de comunicação


A grande imprensa brincou. E agora começa a colher um dos frutos desta brincadeira. Pelo menos mais três Estados se preparam para criar conselhos de comunicação com o objetivo de monitorar a mídia, a exemplo do já ocorrido no Ceará. E não é iniciativa exclusiva do PT. O governo de Alagoas, do PSDB, estuda transformar um conselho consultivo em deliberativo, com poder semelhante ao do cearense. No Piauí, um grupo de trabalho nomeado pelo ex-governador Wellington Dias (PT) propôs a criação de órgão para, entre outras funções, vigiar o cumprimento das regras de radiodifusão.
Na Bahia, governada pelo PT, o conselho seria vinculado à Secretaria de Comunicação Social do Estado. Pelas bordas, a proposta federal vai ganhando corpo.
A grande imprensa brasileira tenta se transformar em ator político. Mas quem entra na chuva... Fico assustado com a falta de traquejo político dos editores atuais: eles não conseguem ouvir não. Não sabem negociar. Usam sempre as manchetes como ataque. Qualquer crítica vira sinal de alerta, como se conspirassem contra a liberdade de imprensa. Vamos ver como reagem.

Nenhum comentário: