quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Os projetos do governador Tarso Genro


Sou admirador antigo de Tarso Genro. Acompanho os seus passos políticos. E, agora, como governador, me interessam as inovações que tentará implantar. Uma delas é a criação de um departamento especializado na prevenção e combate à corrupção. Outra é a formação de um conselho de ética pública.
Vou resumir a notícia divulgada no site Sul21:
Uma inovação muito interessante é que as secretarias trabalharão em rede, de maneira intersetorial (algo que sugerimos à tempos com o GPR, gestão participativa em rede). As redes serão articuladas a partir de um comitê e serão 19:
- Educação
- Segurança Pública
- Saúde
- Desenvolvimento Regional e Microregional
- Cadeiras Produtivas locais e regionais
- Desenvolvimento Urbano e Habitação
- Infraestrutura e Logística
- Energia, Recursos Minerais e Telecomunicações
- Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário
- Meio Ambiente
- Saneamento
- Pesquisa e Inovação
- Porto Alegre e Região Metropolitana
- Tecnologia da Informação e Inclusão Digital
- Cultura
- Assistência Social e Combate à Pobreza
- Inclusão Social, Justiça e Dignidade
- Esporte e Lazer
- Empreender para Crescer

O comitê gestor que gerenciará as redes estará vinculado ao gabinete do governador. Este comitê definará metas e estabelecerá as prioridades, que servirão para orientar o trabaho do governo e fiscalizar a correta aplicação de recursos e a gestão dos bens e serviços públicos. O comitê será integrado por todas as esferas do governo e as coordenações do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (a ser criado), do Orçamento Participativo, dos Coredes e Comudes e também pelos representantes de conselhos estaduais. O funcionamento será por meio de reuniões periódicas e deliberativas. Mantém algumas diferenças com o modelo de gestão implantado por Anastasia aqui em MG, mas a essência é a mesma. Tarso, contudo, dará um tom mais politizado, recuperando a experiência do CDES federal.

Um comentário:

Unknown disse...

Oi!!!
Gostaria de saber pq o concurso pra soldado da BM ainda não saiu o edital, qual a idéia do tarso quanto a isso?????
Obrigado!!!!