
Sou admirador antigo de Tarso Genro. Acompanho os seus passos políticos. E, agora, como governador, me interessam as inovações que tentará implantar. Uma delas é a criação de um departamento especializado na prevenção e combate à corrupção. Outra é a formação de um conselho de ética pública.
Vou resumir a notícia divulgada no site Sul21:
Uma inovação muito interessante é que as secretarias trabalharão em rede, de maneira intersetorial (algo que sugerimos à tempos com o GPR, gestão participativa em rede). As redes serão articuladas a partir de um comitê e serão 19:
- Educação
- Segurança Pública
- Saúde
- Desenvolvimento Regional e Microregional
- Cadeiras Produtivas locais e regionais
- Desenvolvimento Urbano e Habitação
- Infraestrutura e Logística
- Energia, Recursos Minerais e Telecomunicações
- Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário
- Meio Ambiente
- Saneamento
- Pesquisa e Inovação
- Porto Alegre e Região Metropolitana
- Tecnologia da Informação e Inclusão Digital
- Cultura
- Assistência Social e Combate à Pobreza
- Inclusão Social, Justiça e Dignidade
- Esporte e Lazer
- Empreender para Crescer
O comitê gestor que gerenciará as redes estará vinculado ao gabinete do governador. Este comitê definará metas e estabelecerá as prioridades, que servirão para orientar o trabaho do governo e fiscalizar a correta aplicação de recursos e a gestão dos bens e serviços públicos. O comitê será integrado por todas as esferas do governo e as coordenações do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (a ser criado), do Orçamento Participativo, dos Coredes e Comudes e também pelos representantes de conselhos estaduais. O funcionamento será por meio de reuniões periódicas e deliberativas. Mantém algumas diferenças com o modelo de gestão implantado por Anastasia aqui em MG, mas a essência é a mesma. Tarso, contudo, dará um tom mais politizado, recuperando a experiência do CDES federal.
Um comentário:
Oi!!!
Gostaria de saber pq o concurso pra soldado da BM ainda não saiu o edital, qual a idéia do tarso quanto a isso?????
Obrigado!!!!
Postar um comentário