domingo, 17 de outubro de 2010

Falecimento de Gaiarsa


Mais um que vai fechando um ciclo cultural do país. José Ângelo Gaiarsa faleceu ontem, aos 90 anos. Gente mais nova que eu não deve se lembrar, mas Gaiarsa foi um psiquiatra corajoso e polêmico, que enfrentava a análise das tensões - que todos vivemos, mas nos negamos a comentar publicamete - familiares. Pregava relacionamentos abertos e criticava duramente a (des)educação promovida pelas mães. Durante dez anos, de 1983 a 1993, ele apresentou um quadro do programa Dia Dia, transmitido pela TV Bandeirantes, em que respondia, ao vivo, dúvidas dos telespectadores sobre temas como família, sexualidade e relacionamentos amorosos. Tenho nítida a imagem dele andando de um lado para o outro, agitado, ouvindo a voz de uma telespectadora contando suas angústias. Ele ouvia e no programa seguinte analisava. Era, quase sempre, uma análise no estilo "chute no estômago". Não chegava a ser um analista de Bagé, mas o impacto era forte.
Em seu site, deixou um texto intitulado "A matança dos inocentes" que dá a dimensão de suas provocações. Reproduzo o início do artigo:
Jeová não deve ser muito amigo de crianças. Creio, mesmo, em uma secreta cumplicidade entre Ele e Herodes, aquele que mandou matar todas as crianças com menos de dois anos quando lhe disseram que havia nascido um Grande Rei que o superaria. Na Psicanálise de Freud o “infantil” em nós é mal visto e mal falado, sinônimo de neurótico, regressivo, irracional, imaturo e mais palavrões similares. Chamar de “criança” ou “infantil” a pessoas adultas é ofensa universal significando, em paralelo com Freud, irresponsável, ignorante, bobo.

Aliás, comprei um livreto interessantíssimo de Julia Kristeva, intitulado "Psicanálise e Fé". Leio alternadamente ao quarto romance finalista do Jabuti 2010: "O Albatroz Azul", de João Ubaldo Ribeiro. Comentarei os dois em outra nota.

2 comentários:

CDHSarandi disse...

E´amigo... os GRANDES estão indo...Saramago,José Angelo Gaiarsa

Unknown disse...

Para mim parece inacreditável que tenha se ido, pois há pouco tempo conversava com ele via internet. Ele era bastante dogmático, quase incorrígivel...rsrs
Mas aprendi mta coisa boa com ele!! E desde muito tempo quando o ouvia na TV.
Tive a honra de me conectar e conversar com ele, e agora pensando com o coração, considero que mesmo após sua "morte", eu tenha "recebido dele" uma benção indireta ( não sei porque mas sempre observo, que a morte de uma pessoa, trás de alguma forma bençãos para outras. Tenho vivenciado isto. É parecido com o nascimento de alguém. É algo misterioso e sugiro que observem..) Foi naqueles dias de sua morte, que encontrei o livro de um autor que não conhecia e que considerei especial para mim: Terry Janssen (" O Trabalho de uma Vida"). Com uma linha bastante parecida c/ a do Gaiarsa, mas bem mais espiritualizada, como eu sempre quis encontrar em Gaiarsa.( E ele intuiu isto, mas não podia fazer nada...)
Agora emocionada reafirmo e sinto o quanto Gaiarsa foi maravilhoso e importante para mim!! Quisá para muitos..
Adeus querido e amigo deste nosso tempo.. Destes nossos dias. Obrigada pelo teu trabalho de uma Vida...