quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Prognóstico de Gaudêncio Torquato

Prognóstico 01
Passei o fim do domingo explicando os fatores responsáveis pelo segundo turno. Além do fator Marina, apontei a alta abstenção. Que chegou a 18,4% em Minas Gerais, 21,56% na Bahia, 20,05% no Ceará, 23,97% no Maranhão, 20,96% no Mato Grosso, 19,41% em Pernambuco, 20,03% no Amazonas e 21,14% no Pará. São recordes. Sempre achei que abstenção alta em espaços de votos dilmistas seria fatal - a campanha iria para o segundo turno.

Prognóstico 02
Para onde irão os 20 milhões de votos de Marina ? A maior parte deles deverá migrar para o candidato Serra. Uns 10. Uns 6 para Dilma. Uns 4 para o ar. Nulos, brancos ? Trata-se de um eleitorado mais urbano, consciente, racional, capaz de fazer avaliações acuradas sobre o processo político. Mas, a depender de Dilma, os votos iriam para Dilma, até porque ela, Marina, tem uma história de 30 anos no PT. Deverá a decisão passar pelo crivo do Partido Verde. Não se pense, porém, que Marina domina esses votos. Nem ela nem o PV. O voto a ela foi dado por conveniência. Trata-se de um voto de circunstância. Portanto, não se deve avaliar a tendência com uma simples decisão da cúpula partidária do PV sobre o caminho a seguir.

2 comentários:

Nando Silva disse...

Resta saber também como será a abstenção nesse 2º Turno, uma vez que a eleição ocorrerá no meio de um feriado prolongado.

JUNINHO disse...

Olá Ruda. Gostaria de parabeniza-lo. Desde o blog O Vagalume, venho acompanhando boa parte de seus artigos. E de tudo que tenho lido sobre a sucessão,são seus artigos que parecem mais perto do que vem acontecento nesse complexo processo. O seu artigo sobre o fundamentalismo, a afirmação de que o 2º turno será mais conservador, etc são irretocáveis. Obrigado pela contribuição que nos dá.