segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Lula: o popular


O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva obteve novo recorde de popularidade, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada hoje. De acordo com o levantamento, 73% avaliaram o governo como ótimo ou bom em dezembro, contra 20% como regular. Outros 6% como ruim ou péssimo. A avaliação pessoal do presidente Lula também obteve novo recorde e chegou a 84% em dezembro contra 14% de desaprovação. Outros 2% não responderam ou não opinaram.
A oposição DEM/PSDB fica perplexa e não sabe explicar os motivos, muitas vezes descambando para o elitismo, desconsiderando a opinião popular. A explicação é simples: poucos Presidentes da República procuraram efetivamente ampliar a classe média como o governo Lula fez. O DATAFOLHA indica que mais de 50% da população já é classe média (C, ou baixa, mas é classe média). Para quem sempre viveu à margem da sociedade de consumo (com um mínimo de qualidade), isto não é pouco. A dublagem de filmes estrangeiros por TV a Cabo é um sintoma de como o mercado vem percebendo esta mudança fundamental da sociedade brasileira: os emergentes de classe média.
Mas a elite e a oposição não conseguem entender tais sinais. O governo Lula não é um sonho, nem de longe. Mas é inegável seu apelo popular. Por comparação com outros governantes. Poderia ter sido mais. Mas já "deu pro gasto" popular.

Nenhum comentário: