segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Ainda sobre o encontro de Lula com movimentos sociais


Waldemar Rossi (na foto), talvez o mais importante líder operário paulista, faz sua avaliação crítica do encontro de Lula com os movimentos sociais. Reproduzo, na íntegra, sua análise:
"Quero, de antemão, levantar algumas questões diante dessa louvável atitude:
Primeiro: por que o Presidente Lula, depois de se comprometer em estar presente ao ato, resolveu viajar para Santa Catarina, nesse mesmo horário, quando dispõe de sua agenda? Por que não o fazer logo em seguida, ou mesmo antes?;
Segundo: se todos esses movimentos de dimensão nacional são capazes de elaborar minuta tão concreta, por que não organizar uma ampla mobilização de todas suas bases e da população em geral para EXIGIR tais mudanças? É bom lembrar que nesses quase sete anos de governo Lula, muitos documentos com teores semelhantes e até muito mais concretos foram entregues ao próprio Lua ou a seus representantes, depois de memoráveis marchas,como as do MST e dos trabalhadores em geral,e todos eles tiveram um mesmo fim: GAVETAS. Bem diferente do destino dos documentos-exigências dos empresários, inclusive da predadora internacional MONSANTO, já que todas ou quase todas as suas exigências vêm sendo atendidas prontamente.
Os leitores conhecem algum caso em que documentos sem mobilização popular mudou a vida de algum país capitalista? Pois, há 53 anos como militante dos movimentos de pastoral, sindical, popular e político lanço este alerta: Mais que documentos é preciso coragem e determinação para fazer um enfrentamento muito maior, caso contrário o povo continuará a pagar pelo que não deve.
Waldemar"

Nenhum comentário: