segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O debate na Band


O tom agressivo de Dilma parece ter surpreendido Serra e seu staff. Procurei sondar a repercussão entre jornalistas e analistas não alinhados partidariamente. Noblat, por exemplo, twittou o seguinte:
No 1 turno, serra foi melhor do q sua propaganda - e Dilma pior do q a dela. Esta noite foi o contrário.

Minha opinião se divide em três observações:
a) a agressividade de Dilma alimenta seus apoiadores. Mas não tenho clareza do impacto sobre o eleitorado. De qualquer maneira, puxa o freio de mão dos serristas;
b) a campanha de Serra é evidentemente menos profissional que a de Dilma. Possivelmente em função do perfil dos dois (ou histórico dos dois). Por méritos próprios, Serra dificilmente chegaria ao segundo turno. Foi Marina que o levou até onde está. No caso de Dilma, foi Lula que a levou onde está;
c) eu duvidava do poder de reação de Dilma. E ela reagiu. Mas ainda não percebi um foco, como ocorreu no segundo turno que reelegeu Lula (quando propagou o privatismo tucano). Um dos erros dos serristas no primeiro turno foi a falta de foco nos ataques.

2 comentários:

Daniel Nascimento disse...

Se brasileiro não gosta de agressividade, também não gosta de quem apanha calado. Não creio que o tom do debate de ontem irá se elevar; acho que foi só um aviso e uma maneira de desconcentrar Serra. A Dilma foi um pouco mal sim no que tange a fluência do discurso e concatenação de ideias. Mas isso é o que menos importa. O importante é que ela, ainda assim, incomodou Serra citando pontos que podem ter passado desapercebido ao telespectador mas que Serra sentiu, como loteamento de cargos do PSDB, a atuação vexatória de sua esposa, a cobrança da continuidade de coisas boas do governo Lula quando ele diminuiu programas bons do próprio colega de partido, a pergunta sobre Paulo Preto (essa foi a no queixo), sua constante incoerência. Serra sentiu e isso é inegável, tanto que não conseguiu fugir de bordões repetidos pelo antipetismo. Para um debate de baixa audiência assistido principalmente pela militância de ambos, ponto para ela que levanta o ânimo de seus partidários e deixa os serristas na mesma. Pragmaticamente, isso é o que vale e por isso Serra perdeu.

Claudinha disse...

É impressionante como a esquerda compra o discurso da direita.
Qual foi mesmo a agressividade da Dilma em relação ao caluniador Serra? O q Dilma deveria fazer? Ficar calada, como tem feito até aqui, aguentando todas as patifarias da direita? Ela disse o q disse ao Serra sem nem sequer levantar a voz.
Nosso papel nesse momento ñ é o de reforçar esse discursinho de agressividade, mas sim respaldar Dilma, dizendo q ela cobrou na cara do Serra, aquilo q ele faz pelas costas. Temos q dizer q esse papo de agressividade é cinismo. Temos q dizer q Serra age como um moleque, q quando confrontado com suas patifarias, ñ sabe onde se enfiar. Vamos neutralizar o discurso da direita e ñ reforçá-lo. Esse é o nosso papel!

Eugênio