terça-feira, 7 de julho de 2009

Pendurados na Internet


A pesquisa “O Futuro da Mídia” desenvolvida pela Deloitte e pelo Harrison Group, marca sob a qual profissionais que atuam em diferentes firmas em todo o mundo colaboram para oferecer serviços de auditoria e consultoria, apresenta um quadro revelador das preferências de entretenimento dos brasileiros:

1º - Assistir a filmes em casa (não inclui filmes na TV): 55%
2º - Navegar na internet por interesses pessoais ou sociais: 53%
3º - Assistir à televisão: 46%
4º - Ouvir música (usando qualquer dispositivo: 36%
5º - Ir ao cinema: 30%
6º - Ler livros (impressos ou on-line): 25%
7º - Ler revistas (impressas ou on-line): 16%
8º - Jogar videogames ou jogos de computador: 14%
9º - Ouvir rádio: 13%
10º - Ler jornais (impressos ou on-line): 12%

A pesquisa Deloitte/Harrison faz referência a outra pesquisa divulgada em junho de 2008 pelo Ibope/Net Ratings sobre o surgimento das “redes sociais virtuais”, ou seja, os sites de relacionamento que reúnem internautas com os mesmos interesses. Segundo esta pesquisa, 18,5 milhões de pessoas haviam navegado neste tipo de site em maio de 2008. Se somados os fotologs, videologs e programas de mensagens instantâneas, o número salta para 20,6 milhões.

Enquanto 65,1% dos usuários mundiais de internet acessam emails, 66,8% acessam redes sociais. "E o Brasil é o líder absoluto em redes sociais, com 85% de seus internautas que acessam pelo menos uma rede social".

Os dados vêm confirmar a aplicabilidade da hipótese do “long tail” (Chris Anderson) à “cultura convergente” – como faz Henry Jenkins – e, particularmente, reafirmar a tendência já prevalente da contextualização, análise e organização capilar de conteúdos, inclusive os jornalísticos, em sites e blogs, deixando para trás os velhos modelos dos jornais impressos diários.

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