sexta-feira, 17 de julho de 2009

Cordel sobre o Senado

O SENADO (Parte 1)

Na nossa democracia
Eu tenho me perguntado
Porque me bate um desejo
De estar bem informado
Curiosidade se junta,
Questionei a pergunta:
-Para que serve o Senado?

Eu sempre sou curioso
Faço isso onde for
Porque na democracia
Não há credo e, não há cor
Encontrei um brasileiro
Que me respondeu primeiro:
-É pra engordar senador.

Acho que ele está certo
Quando disse engordar
Pois lá tem oitenta e um
Que brincam de trabalhar
Passa o dia e nada faz
Pois de tudo é capaz
-Até ao povo enganar.

No senado existem coisas,
Não vamos deixar pra lá,
Se o Brasil é coisa séria
Seriedade é prá já
Tem um tal de Zé Sarney
Do Maranhão eu bem sei:
-Ele sabe onde é o Amapá?

Isso em boas palavras,
É uma grande covardia
Se senado é senado,
Coisa assim não merecia,
Sarney é do Maranhão
Mas engana a nação
Burlando a democracia.

Ele hoje é do senado
Um tal de seu presidente
É um rolo compressor
Que passa por sobre a gente
Se é idôneo o senador
Se do povo defensor
Isto é um ato decente?

No Amapá descobriram
O endereço que deu
Pra enganar a justiça
E todos doutores seu
Uma casinha em pedaço
E fez dum povo palhaço
E esse azar é todo meu?

Amigos amapaenses,
Coloquem os pés no chão
Quando Sarney retornar
Numa próxima eleição
Vocês devem ser bem fortes
Devolva eles pras sortes
Do estado do Maranhão.

Saiba que do Amapá
Nada ele defendeu
Vocês que na inocência
Ao cabrito o milho deu,
E pra tudo satisfeito
Digam batendo no peito:
-Sarney pra nós já morreu!

Olha só que no senado
Ta a maior confusão
Ninguém entende mais nada
E Sarney não manda não
Ele se faz de discreto
E os tais atos secretos
Sabia de antemão.

“É melhor ele sair!”
Disseram os senadores
“Achamos melhor que ele fique,”
Falaram seus defensores
Nesta tal atrapalhada,
Foi uma bagunça danada
Qual um circo de horrores.

E com toda essa bagunça
Ninguem haverá de entender
Para que serve o senado?
É melhor isso esquecer.
É uma verdadeira b....
Isso que o José Costa
Acabou de escrever.

A seguir, cenas do próximo capítulo


"Quem leu o que escrevi
Se não for do seu agrado
Saiba que o bom cordel
Ele é fino e requintado,
Num momento de besteira
-Pra curar uma caganeira,
É estudar sobre o senado.

Nós sempre nos perguntamos
Como simples eleitores
Para que serve o senado
E todos seus impostores?
-Eu encontrei afinal
A cura para esse mal:
-Não votem em senadores!

Nenhum comentário: