domingo, 5 de julho de 2009

O Poder da Blogosfera: um blog a cada segundo


Os internautas do mundo inteiro criam um blog a cada segundo. De acordo com a empresa Technorati, que mede o número de diários virtuais publicados na web, havia 14,2 milhões de endereços desse tipo no final de julho de 2005. A quantidade de blogs duplica a cada cinco meses. Atualmente, 80 mil novas páginas surgem a cada dia. Dos 14,2 milhões de blogs, 55% são considerados ativos, ou seja, foram atualizados nos últimos três meses. Cerca de 1,8 milhão de diários virtuais (13%), por sua vez, recebem novos posts semanalmente.
A mesma empresa lançou, em 2007, a lista dos 50 blogs brasileiros mais populares. Os blogs de jornalistas de destaque apareceram discretamente na listagem. Em 2006, apenas dois jornalistas tradicionais ganharam destaque (Josias de Souza e Noblat). Na lista de 2007, o número subiu um pouco. Alguns analistas afirmam que nome no mundo real não vale muito no digital. Daí a inquietação da grande imprensa (e do senador Eduardo Azeredo) em relação à esta concorrência. O New York Times calculou, no início deste ano, que para manter uma redação independente e suprida suficientemente para realizar um bom jornalismo, seriam necessário 5 bilhões de dólares anualmente (o arrecadado com publicidade, online ou impressa, e circulação). A Wikipedia conseguiu arrecadar 6,2 milhões de dólares em sua última campanha para angariar fundos.
Tenho cá minhas dúvidas se medir popularidade por número de acessos é totalmente correto (correto é, mas não estou convencido que é um instrumento conclusivo ou exclusivo), já que os blogs se comunicam. Eliminaríamos automaticamente os blogs locais ou temáticos, menos acessados que os genéricos. Mas estamos comentando a blogosfera, uma rede, não uma banca de jornais.
De qualquer maneira, trata-se de um poder emergente.

2 comentários:

AngelMira disse...

Rudá:

Outro dia pensando na "explosão" dos blogs, fiquei a imaginar o que será dos jornais locais, aqueles de baixa circulação, mas de grande importância para a troca de informações locais e regionais.

O que tenho observado é a grande participação desses jornais, tb na blogosfera, com informação on line. Tem mostrado bons resultados em pequenas regiões e cidades, como a noroeste fluminense.

OUtro dia tb vi uma reportagem contanto de revistas e jornais americanos que inserem matérias feitas por blogs em seus trabalhos, uns são até especialistas em notícias da blogosfera.

O fato é que as coisas estão mudando e todos precisasão se adequar... aprender a cada dia e transformar.

O que não podemos é a aceitar o AI-Digital...

Rudá Ricci disse...

Angeline,
Nos EUA, os pequenos jornais locais estão fechando, aos montes. Os grandes jornais estão perdidos. Criaram blogs para seus jornalistas de ponta, e os blogs são mais visitados (em alguns casos) que o próprio site do jornal. Acho que os blogs formarão uma comunidade alternativa de informação e análise. Mas haverá alguma seleção, imagino. Há algumas iniciativas de site com janelas para notícias de bairros, quarteirões. Já comentei sobre isto neste blog. Uma espécie de "queijo suiço" de informação.
Com a queda da exigência de diploma para jornalistas, as grandes redações, como nos EUA, passarão a formar novos jornalistas, já que os treineiros virão de todas as áreas. A Globo já estuda este caminho.
Enfim, é possíve ocorrer uma grande mudança no papel e perfil das grandes redações e jornais, assim como uma certa queda de pequenos jornais impressos.