domingo, 26 de julho de 2009

Ainda sobre as ideologias militares dos EUA e Brasil

Retornando ao assunto que iniciei algumas notas abaixo, tentarei relativizar as duas ideologias militares (Brasil e EUA) que citei nas duas notas.
A ideologia dos EUA: se West Point é liberal, é fato que esta não é a única ideologia militar norte-americana, nem a hegemônica. É sabido que Hamilton (e Schama cita este fato) tinha uma ideologia bem mais intervencionista. Schama sugere um "sentimento conflituoso" sobre a guerra em seu país. Não fosse isto, como explicar o macartismo, a ofensiva sobre os Panteras Negras, a perseguição à John Lennon? Lembremos, ainda, que no século XIX havia um forte movimento anarquista e socialista nos EUA. Foi a ofensiva militar que desorganizou este movimento.
A ideologia do Brasil: é preciso relativizar, da mesma maneira, a ideologia da segurança nacional dos militares brasileiros. É fato que é uma ideologia que criou tentáculos. Mas também é fato que tivemos o tenentismo, positivismo que chegou a pregar a reforma agrária como instrumento de desenvolvimento.

Nenhum comentário: